A constituição Federal diz em seu artigo 144 parágrafo quinto: “Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil”.
A constituição Federal diz em seu artigo 144, parágrafo quinto : “Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil”.
Essa tese foi absorvida com sucesso pelo Estado do Rio de Janeiro com a criação da Secretaria Estadual de Defesa Civil no ano de 1998, onde o Corpo de Bombeiros Militar, operacionalizando a mesma, conseguiu com sucesso por em prática aquilo que diz a constituição, estando presente em todos os municípios e conseguindo captar facilmente recursos federais através do ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente e também através do Ministério da Justiça.
Os Bombeiros do Rio de Janeiro participam desde campanhas de vacinações e prevenções a acidentes nos municípios, até os já bem prestados serviços de combate a incêndio e salvamentos. O Bombeiro do Rio de Janeiro, em parceria com o ministério do Meio Ambiente, mantém uma aeronave de combate a incêndio Florestal que pode ser deslocada a outro Estado dependendo da necessidade!!
A experiência de estar dentro da atual estrutura de Defesa Social não foi das mais agradáveis para a instituição alagoana… Tivemos que estar presentes e ver entregas de diversas viaturas sem recebermos nenhuma, vermos mais de 100 computadores serem distribuídos para a Policia Militar e Policia Civil este ano, e nem sequer recebermos um CD virgem. E agora, o pior é a notícia de sermos vítimas do mesmo erro, ao sermos colocados dentro de uma Secretaria de Segurança Pública.
Ora, um coronel ou um delegado de polícia são capacitados e sabem gerenciar e administrar problemas de polícia, um Coronel do Bombeiro gerencia e administra uma estrutura voltada para ações completamente diferentes das atribuições de polícia. Um técnico policial (seja militar, civil ou Federal) sabe falar a mesma linguagem, sabe o que é um colete a prova de balas, calibres de armas , equipamentos de perícias criminais , melhores viaturas policiais a serem usadas e até mesmo as maiores necessidades de uma equipe ou tropa policial . Será que este mesmo técnico policial sabe o que é um tirfor de salvamento, um rescuecender, uma corda de poliamida um desencarcerador ou qual a melhor viatura para combate a incêndio? Lógico que não!!
São coisas opostas e por isso permanecemos ou permaneceremos como “gasparzinho o fantasminha camarada e bonzinho” dentro da atual ou futura estrutura de segurança pública!! Fala-se em violência e naturalmente qualquer pessoa diz: Policia!!! Por que o Corpo de Bombeiros está dentro desta estrutura de combate à violência??
Num Estado miserável e com os piores índices sociais do país, nada mais importante que a presença de uma Defesa Civil Estruturada, através do seu Corpo de Bombeiros, com poder de captação de recursos diretamente em Brasília, estando presente na hora da seca, na distribuição correta e decente de carros-pipas, nas ações de assistência social e saúde e para atuar em diversas
Por tudo isso e por muito mais fica claro que não basta esse papo de ser a instituição mais querida e aceita pela sociedade. O Corpo de Bombeiros quer crescer, quer andar com suas próprias pernas, quer se tornar o funcionário público exemplar e mais dedicado. Mas para isso precisa urgentemente se expressar, andar e não ser empurrado com a barriga… O Bombeiro é do Povo, o Bombeiro é da Defesa Civil.
Por tudo isso e por muito mais, fica claro que não basta esse papo de ser a instituição mais querida e aceita pela sociedade, o Corpo de Bombeiros quer crescer, quer andar, quer se tornar o funcionário público exemplar e mais dedicado mais para isso precisa urgentemente se expressar, andar e não ser empurrado com a barriga… o Bombeiro é do povo o Bombeiro é a DEFESA CIVIL!!!