A iniciativa tem o propósito de incentivar a doação de sangue e distribuirá ingressos para os torcedores que se candidatarem-se voluntariamente.
Graças à parceria entre a Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (SEEL) e o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), até o dia 10 – quando chega ao fim a IV Copa Alagoas de Futebol Sub-20 – está de volta à campanha “Torcendo pela Vida”. A iniciativa tem o propósito de incentivar a doação de sangue e distribuirá ingressos para os torcedores que se candidatarem-se voluntariamente.
A IV Copa Alagoas de Futebol Sub-20 – já consolidada oficialmente no calendário do futebol alagoano – tem como participantes seis clubes de Alagoas e dez dos estados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. “Teremos competições entre os times do Murici, ASA, CSA, CRB, Porto Real e Corinthians Alagoanos, além dos visitantes, Vitória, Náutico, Sergipe, Guarani, Treze, Vitória da Conquista, ABC, Sport, Ceará e Fortaleza”, informa o secretário Executivo de Esporte e Lazer, Marlon Batista.
De acordo com a coordenadora geral do Hemoal, Alexandra Ludugero, a parceria entre o órgão e a SEEL é importante não apenas do ponto de vista do aumento de doações, mas, sobretudo, pelo incentivo para que mais pessoas possam vir a tornarem-se doadores fiéis de sangue. “É uma oportunidade para que possamos trabalhar a conscientização dos torcedores sobre a importância da doação. Principalmente porque contaremos com pessoas adeptas da prática esportiva e, consequentemente, saudáveis, ou seja, aptas para a doação de sangue”, salienta Alexandra Ludugero.
E os torcedores podem procurar o Hemoal, cuja sede fica localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, das 7 às 18 horas. É obrigatório que os candidatos à doação tenham idade entre 18 e 65 anos e pesem, no mínimo, 50 kg, além de não terem contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos. Faz-se necessário, também, que os candidatos compareçam ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, além de estarem bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.