Com mudança, usuário terá lista das ligações locais feitas por ele. Empresas serão obrigadas a oferecer dois tipos de planos ao cliente.
A cobrança por minuto na telefonia fixa começará a ser implantada em 1º de março de 2007. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi anunciada pelo presidente Plínio de Aguiar Junior.
Com a cobrança por minuto, o usuário terá uma lista detalhada de todas as ligações locais feitas por ele, com tempo de duração e valor da chamada.
As empresas serão obrigadas a oferecer dois planos aos clientes: o plano básico, com uma franquia de 200 minutos, indicado para usuários que fazem ligações de até três minutos; e um plano alternativo com franquia de 400 minutos, ideal para quem faz chamadas longas e para quem usa o telefone para se conectar à internet.
As companhias terão que apresentar à Anatel até 31 de janeiro a lista de cidades em que começará a cobrança por minuto entre 1º de março e 31 de julho. Naquelas cidades onde a empresa não fizer a conversão de pulso para minuto, só poderá cobrar o valor da franquia. Isto significa que a empresa não poderá cobrar qualquer ligação além da franquia.
As operadoras também terão que encaminhar ao usuário, com 60 dias de antecedência, explicações sobre o funcionamento de cada um dos dois planos e uma tabela comparativa entre eles. Plínio Aguiar esclareceu que o cliente que optar pelo plano alternativo pode a qualquer momento voltar para o plano básico.