O Ministério Público de Alagoas vai aderir à programação do Dia Internacional contra a Corrupção, instituído pela Convenção das Nações Unidas, em 2003, com o objetivo de mobilizar e qualificar os agentes sociais para o controle dos recursos públicos.
O Ministério Público de Alagoas vai aderir à programação do Dia Internacional contra a Corrupção, instituído pela Convenção das Nações Unidas, em 2003, com o objetivo de mobilizar e qualificar os agentes sociais para o controle dos recursos públicos. O evento acontece nesta segunda-feira, pela manhã (das 8 às 13 horas) e à noite (a partir das 18h30), no auditório da Procuradoria geral de Justiça.
A atividade ocorre simultaneamente em todas as capitais brasileiras, numa ação conjunta da Controladoria Geral da União, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes.
“A idéia é sensibilizar, mobilizar e qualificar conselheiros e lideranças sociasi para garantir uma atuação cidadã em prol do zelo contínuo pela oportuna e correta aplicação dos recursos públicos”, adiantou o diretor do Cefaf, Humberto Pimentel.
Durante o evento serão discutidos temas como ordem e convivência social; contribuições dos órgãos de proteção ao patrimônio público para a proteção da cidadania e para o fortalecimento do controle social; ações de prevenção e combate à corrupção; transparência na gestão pública e controle social, entre outros.
“ As instituições que exercem o controle estão procurando se unir, como também, aparelhar-se da melhor forma. Entretanto, o controle institucional não é suficiente. É necessário que ambos, controle institucional e social, complementem-se. A sociedade só tem a ganhar”, afirmou o chefe da CGU-Regional/AL, Victor de Souza Leão.