Categorias: Economia

Algás participa de aula na Ufal

Alunos de engenharia civil aprofundam conhecimento sobre gás natural.

Os alunos do 5º ano de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas receberam uma aula especial na quarta-feira, 6. Por convite da professora de instalações prediais, Nélia Calado, a gerente comercial da Algás, engenheira Ângela Fernandes, esteve presente em sala de aula para uma palestra sobre as soluções e diversidades do gás natural.

A palestra foi dividida em duas partes. Na primeira, a engenheira Ângela Fernandes falou sobre o mercado de gás natural no Brasil, o crescimento do uso do energético em vários setores da economia, assim como suas diversas soluções e vantagens.

Foram também apresentados dados e estatísticas mostrando o uso do gás natural em Alagoas, dando oportunidade a todos os alunos de conhecerem melhor o mercado local.

Na seqüência, a engenheira da Algás aprofundou o tema levando seus conhecimentos para a parte mais técnica e, assim, aproximando ainda mais o assunto do mercado da engenharia civil. Foram tratados assuntos como as leis de normas técnicas, instalações de gás natural em prédios e casas, além de medições individuais de gás natural em residências.

Após as explicações, os alunos interagiram com a gerente comercial, fazendo perguntas e discutindo assuntos relacionados ao gás natural, como variação de preços e demanda de abastecimento.

Para a professora Nélia Calado, essa aula especial foi muito importante para seus alunos, uma vez que o curso de engenharia civil não possui nenhuma matéria ligada diretamente às instalações de gás natural. “Aqui na Ufal não existe nenhuma matéria que lide diretamente com o gás natural, mas na minha matéria nós vemos diversos tipos de instalações, como água fria, água quente, instalações de esgoto, incêndio e gás natural também. Como estamos percebendo um grande interesse e crescimento pelas instalações de gás natural na construção civil e no mercado em geral, achei importante meus alunos saberem mais um pouco sobre o assunto. O engenheiro civil não pode sair hoje sem ter essa noção”, explicou a professora.

Segundo Nélia Calado é preciso dar mais importância ao gás natural dentro das universidades. “O objetivo desta aula é passar um pouco da teoria e da prática desta área de trabalho para esses futuros profissionais. Hoje percebemos que o mercado de trabalho para o engenheiro civil está muito saturado. Todo ano, só na Ufal, são cerca de 40, 50 alunos que se formam, então eles precisam descobrir novos pontos de atuação e estar preparados para as novas tendências, como é o caso do gás natural nas residências. A matéria de instalação de gás natural precisa ser vista do mesmo jeito que os outros tipos de instalações”, observou.

Para o aluno Adriano Biana, a apresentação foi fundamental para reforçar os conhecimentos e mostrar um pouco mais deste mercado que vem tendo destaque em todo o País. “Conhecer sobre o gás natural nunca é demais. Nós percebemos hoje que o que as pessoas buscam é pagar menos, economizar. Então, elas estão sempre atrás de novas alternativas, assim como o mercado da construção civil. Nós estamos indo ao campo de trabalho com mais informações sobre o gás natural, o que é muito importante para todos nós”, destacou.