Categorias: Economia

Criação de búfalos será incentivada em Alagoas

Encontro entre BNB, empresários do setor e parceiros lançará a bacia leiteira da bubalinocultura no Estado.

Instalar a bacia leiteira bubalina no Estado, por meio de concessão de crédito, capacitação e assistência técnica. Este é o objetivo de encontro promovido pelo Banco do Nordeste e empresa Búfalo Bill, que acontece amanhã, a partir das 9h, na Fazenda Castanha Grande, em São Luiz do Quitunde (AL).

Também estarão presentes produtores da região e representantes da Secretaria Executiva de Agricultura de Alagoas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Durante o encontro, haverá palestra da Búfalo Bill sobre as vantagens da criação de búfalos e o custo/benefício desse setor em relação ao de bovinocultura.

“A idéia é reunir os parceiros para promover o aumento do plantel de búfalos do Estado e da produção dos derivados da bubalinocultura. A empresa Búfalo Bill, instalada em São Luiz do Quitunde, já é apoiada pelo BNB e especializada na produção da carne e diversificada linha de queijos de búfala (ricota, qualho, mussarela, provolone). Pela parceria, pequenos criadores bovinos da região irão iniciar a criação de búfalos com assistência técnica fornecida pela Sagri e pela própria Búfalo Bill”, informa a agente de desenvolvimento da Agência Maceió Farol do BNB, Francisca Lílian Rodrigues.

Para tanto, o Banco do Nordeste vai disponibilizar a linha de crédito Cresce Nordeste, no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), nas modalidades rural e industrial. Segundo o gerente da Agência Maceió Farol do BNB, Enildo Lemos, está previsto financiamento inicial de cerca de R$ 100 mil para os produtores. “Primeiramente vamos financiar a criação dos animais e, num segundo momento, o beneficiamento dos produtos, com previsão de implantação de agroindústria para produção de queijos e outros tipos de frios”, esclarece.

O Senar e o Senai participarão com capacitação, tanto nas técnicas de criação quanto de industrialização dos derivados do leite de búfala.