A Fifa anunciará o país-sede em novembro do ano que vem. O Brasil, recordista de títulos com cinco Copas do Mundo, foi anfitrião apenas uma vez, em 1950, quando o Uruguai ganhou.
O Brasil apresentou formalmente nesta quarta-feira à Fifa sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2014, com a esperança de trazer o torneio ao país pela primeira vez desde 1950.
Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apresentou a candidatura em Tóquio, onde ele e outros dirigentes participam do Mundial de Clubes.
"Manifestamos formalmente nosso desejo de sediar a Copa do Mundo de 2014", disse Teixeira, que é membro do Comitê Executivo da Fifa, segundo o site da federação internacional de futebol. "Será uma oportunidade única para o povo brasileiro."
A Fifa anunciará o país-sede em novembro do ano que vem. O torneio de 2014 está programado para ser realizado na América do Sul, como parte da política de rotatividade de continentes aplicada pela Fifa. O Brasil deve ser o único país da região a apresentar candidatura, mas isso não garante que ganhará o direito de ser o anfitrião.
Na semana passada, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, disse que se a candidatura da América do Sul não atender às exigências da federação, a Copa do Mundo será "mudada para o norte".
Críticos dizem que apenas um estádio brasileiro, a Arena da Baixada, em Curitiba, tem atualmente condições para receber um jogo de Copa do Mundo.
Transporte e segurança pública também são preocupações sérias. O Brasil, recordista de títulos com cinco Copas do Mundo, foi anfitrião apenas uma vez, em 1950, quando o Uruguai ganhou.
A próxima Copa do Mundo será em 2010, na África do Sul.