O principal objetivo do treinamento é passar para as guardas as mais variadas técnicas de sobrevivência na mata que foram empregadas na Segunda Guerra Mundial.
As guardas municipais que estão sendo treinadas no I Curso de Técnica e Tática de Polícia Preventiva participam, nesta quinta-feira(14) e sexta-feira (15), de um treinamento de sobrevivência na mata. A área escolhida pela Guarda Municipal de Maceió para o exercício é a Mata da Casal, no bairro do Santos Dumont. As guardas municipais marcham a pé, desde a sede da Guarda Municipal, no Vergel, até a Mata da Casal.
No local, as alunas vão aprender como se monta o tapiri ( local onde cada guarda irá dormir ao final de cada dia). O principal objetivo do treinamento é passar para as guardas as mais variadas técnicas de sobrevivência na mata que foram empregadas na Segunda Guerra Mundial.
Com o auxílio de soldados do Bope da Polícia Militar, as guardas vão aprender técnicas como se locomover no cabo submerso, útil para abordagens na água; como usar o comando craw, que é transporte feito em cordas pelo ar; a falsa baiana, que é a técnica empregada com duas cordas paralelas.
Segundo o chefe de Assessoria Militar da Prefeitura, coronel Do Vale, além de técnicas de guerrilha, as guardas aprenderam meios de sobreviverem com poucos recursos na mata. Como usar a vegetação para se alimentar, orientação pelas estrelas, transporte de feridos e montagem de armadilhas serão algumas das técnicas ensinadas.
Outro fator importante do treinamento é o aprendizado do trabalho em equipe, que em condições adversas é de fundamental importância para se atingir o sucesso. As guardas municipais serão divididas em patrulhas para a realização do treinamento nestes dois dias.