Categorias: Maceió

Galba Novaes entrega comenda ‘Graciliano Ramos’ à Isvânia Marques

A poetisa recebeu a comenda ‘Graciliano Ramos’, outorgada pela Câmara Municipal de Maceió àquelas personalidades que se dedicam à cultura maceioense.

Janaina Ribeiro

Isvânia Marques se emocionou e agradeceu o título ao vereador

“Um país se constrói com homens e livros”. Foi parafraseando o jurista e jornalista Rui Barbosa, que o vereador Galba Novaes (sem partido) começou sua homenagem à professora e escritora Isvânia Marques da Silva, presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes.

A poetisa recebeu nesta quarta-feira, a comenda ‘Graciliano Ramos’, outorgada pela Câmara Municipal de Maceió àquelas personalidades que se dedicam à cultura maceioense.

A homenagem foi prestada pelo vereador Galba Novaes, que sequer conhecia pessoalmente a escritora. “Precisamos refletir sobre a importância da leitura, seja ela de qual literatura for, infantil, épica, romântica, de ação, científica. Eu ainda não conhecia pessoalmente a professora Isvânia, mas já era admirador dos seus talento e esforço para despertar na sociedade, ainda mais o gosto pela leitura. Precisamos de mais pessoas que se dediquem a essa causa”, justificou o vereador.

Em seu discurso de agradecimento, Isvânia Marques se emocionou e agradeceu o título de comendadora. “Neste final de ano marco 10 anos do despertar para a riqueza literária, numa progressão de conquistas e homenagens, abrindo-me portas para novos grupos culturais e literários. Iniciei o ano ganhando a comenda do ‘Mérito Literário’, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas de Brasília e o encerro com esta honraria a mim conferida, de forma tão gentil, pelo vereador Galba Novaes. É uma grande satisfação conhecê-lo pessoalmente, serei-lhe eternamente grata por isso”, afirmou ela.

Para Galba Novaes, o principal critério estabelecido para a escolha de Isvânia Marques foi o incentivo a leitura. “Ler é conhecimento, é ter oportunidade de discernir melhor sobre fatos e coisas. E se estamos falando de leitura, como deixar de falar da alagoana Isvânia Marques Silva? Não há como, ela e as palavras escritas se misturam. E mais, suspeito que ela tenha herdado a veia literária dos ilustres de sua terra, a exemplo do mestre Graça. Graciliano Ramos era natural de Quebrangulo, mas palmeirense de coração. Acho que Isvânia o teve como referencial”, disse o vereador.

A escritora confirmou a influência sofrida pelas obras de Graciliano Ramos. “Como político, Graciliano foi exemplo de honestidade, modelo a ser seguido nos tempos atuais por aqueles que querem escrever a sua história sobre o alicerce das transações da esfera moral. Já como escritor, ele usava as palavras sem enfeites, apenas como forma de expressão de seus pensamentos, de maneira simples, clara e direta. Graciliano era ao mesmo tempo psicólogo, antropólogo, sociólogo e revolucionário e trazia a tona a denúncia do analfabetismo, da corrupção, da violência, da seca sem perspectiva de futuro”, frisou Isvânia Marques.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades e personalidades do universo da literatura alagoana.

Paulão

O deputado Paulo Fernando dos Santos (PT), o Paulão, também será homenageado pela Câmara Municipal de Maceió.

Também de autoria do vereador Galba Novaes, o deputado estadual será agraciado com a comenda ‘Selma Bandeira’, outorgada a pessoas que têm destacada atuação na área de Direitos Humanos. “O nosso requerimento foi aprovado por unanimidade e a comenda será ofertada numa sessão especial que será marcada para breve. E vale lembrar que esse título foi criado pelo próprio Paulão, na época em que ele era vereador de Maceió”, explicou o vereador.

Galba Novaes ainda vai outorgar a comenda ‘Graciliano Ramos’ para mais uma personalidade que se destaca na literatura alagoana. O médico e escritor Marco Antônio Mota Gomes. A data da sessão será definida pelo vereador.