O Fórum Saúde do Cidadão - Você conhece seus direitos? Realizado durante todo o dia de hoje na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRMAL), cujo objetivo foi discutir a situação dos serviços de Saúde dos SUS, resultou na criação de um documento contendo as sugestões dos gestores de saúde para solucionar os problemas da capital e interior.
O Fórum Saúde do Cidadão – Você conhece seus direitos? Realizado durante todo o dia de hoje na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRMAL), cujo objetivo foi discutir a situação dos serviços de Saúde dos SUS, resultou na criação de um documento contendo as sugestões dos gestores de saúde para solucionar os problemas da capital e interior.
O evento foi realizado pelo Ministério Público de Alagoas e o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e contou com a participação dos promotores de Defesa da Saúde, Idoso e do Deficiente, além de gestores estaduais e municipais de saúde.
Para o promotor Ubirajara Ramos, a formulação do documento com sugestões e propostas para ser entregue às autoridades competentes é um passo para a melhoria dos serviços.
“Dezessete municípios no Estado possuem gestão plena e, por isso, deveriam produzir os serviços necessários para atender à população, entretanto, estão enviando pacientes para Maceió com casos que poderiam ser resolvidos no próprio município”, ressaltou o promotor.
Ele afirma que a categoria tem que lutar para convencer a bancada federal a analisar a possibilidade de aumentar o teto dos recursos para o Estado. Ele considera fundamental que melhore a gestão dos recursos, como disse o ex-secretário de saúde, Adeilson Loureiro.
Como disse o ex-secretário, uma boa gestão, aliada à vontade política torna possível a melhoria da saúde. Depois da entrega do documento às autoridades competentes, também iremos entregar aos membros do MP, da capital e interior, para nos reunirmos – senão este ano, no ano que vem – e discutirmos a melhor forma de melhorar o caso.