O governador Luis Abílio participou,hoje, no auditório do Palácio República dos Palmares, do lançamento do endereço virtual e do livro Previsão do tempo, radioatividade e saúde, organizado por Ricardo Amorim, primeira publicação da biblioteca.
O acervo da Biblioteca Professor Luiz Sávio de Almeida, da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento, já pode ser acessado pelo site http://biblioteca.seplan.alagoas.uncisal.edu.br. O governador Luis Abílio participou,hoje, no auditório do Palácio República dos Palmares, do lançamento do endereço virtual e do livro Previsão do tempo, radioatividade e saúde, organizado por Ricardo Amorim, primeira publicação da biblioteca. O livro é o resultado do ciclo de discussão sobre biometeorologia e integra a série Meteorologia & Sociedade – volume I.
O representante da empresa responsável pelo site, Sandney Farias, fez a apresentação e destacou que documentos históricos podem ser consultados via internet. O professor doutor emérito Luiz Sávio de Almeida disse que o site é o começo de uma profunda revolução na produção científica e o acervo da biblioteca estará acessível a todos.
Segundo ele, a biblioteca cumpre um papel essencial na vida científica do Estado. “Nós contamos com um banco de imagens fantástico, o que permitirá, no futuro, uma gama de possibilidades nas áreas de arquitetura e urbanismo. Eu tenho orgulho em nomear essa biblioteca e ter participado da implantação do projeto do site”, acrescentou.
Os internautas poderão consultar cerca de 20 mil imagens; cem teses e dissertações sobre a economia alagoana; periódicos; cerca de 100 a 120 Cds com material pertinente ao Estado e será possível fazer um acompanhamento sistemático diariamente do que sai na imprensa alagoana.
O governador Luis Abílio lembrou as dificuldades enfrentadas em 99, quando Ronaldo Lessa assumiu o governo, e havia falta de projetos em várias áreas do Estado. Abílio, que foi secretário de Planejamento, frisou que, na época, os servidores estavam desmotivados e há 15 anos não faziam cursos ofertados pela Seplan ou pelo Estado.
Homenagem – “Por isso, o fortalecimento da biblioteca e a criação do site são ações que indicam o novo momento vivido pela Seplan. Estamos democratizando a informação, e nada mais justo do que homenagear uma figura humana do quilate do professor Sávio Almeida. Eu me orgulho de deixar esse legado para a sociedade, por ter participado desde o início da consolidação da biblioteca”, finalizou Luis Abílio.
O secretário executivo de Planejamento e Orçamento, Márcio Pinto, disse que conclui a sua missão com o sentimento do dever cumprido. E citou como avanços da pasta a interiorização das ações, incluindo o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), com a participação de 65 parceiros, e o Programa do Biodiesel, que na avaliação do secretário, será em pouco tempo o maior APL do Estado.
Publicações – Além da biblioteca, a Seplan publica uma série de periódicos que serve como fonte de pesquisa para o setor econômico do Estado. As publicações são a Produção Agropecuária Municipal; Produto Interno Bruto Regional; Produto Interno Bruto Municipal; Informativo Conjuntural; Anuário Estatístico; Resenha Estatística; Plano Plurianual (PPA) e o Índice de Preço ao Consumidor (IPC).
A secretaria também lançou os livros Biometeorologia – Estudo de casos em Maceió – Alagoas, de José Clênio Ferreira de Oliveira, e Interpretação da Província – Estudo da cultura alagoana, do historiador Dirceu Lindoso. A biblioteca funciona na sede da Seplan, situada à rua Cincinato Pinto, 503, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 13 horas, e recebe doações e sugestões quanto ao seu acervo.