Categorias: Maceió

Estácio Gama recebe Identidade Digital e moderniza Tribunal de Justiça

A certificação digital do desembargador foi emitida pelo setor de Autoridade de Registro da empresa alagoana Oriel Tecnologia direto do Tribunal de Justiça. Na ocasião, o secretário-geral do TJ, Guilherme Souza Lima, também recebeu a certificação digital.

Assessoria

Desembargador Estácio Gama recebe identificação eletrônica

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, recebeu sua Identidade Digital hoje, e a partir de agora ganha maior autonomia e segurança ao emitir documentos por meio eletrônico. A certificação digital do desembargador foi emitida pelo setor de Autoridade de Registro da empresa alagoana Oriel Tecnologia direto do Tribunal de Justiça. Na ocasião, o secretário-geral do TJ, Guilherme Souza Lima, também recebeu a certificação digital.

Segundo o advogado André Luiz Telles Uchôa, representante da Oriel Tecnologia durante a emissão do certificado digital, Alagoas está completamente atualizada no que diz respeito à utilização de mecanismos eletrônicos legais. “O Estado acompanha a tendência que já virou norma legal a partir da publicação da lei sancionada no dia 19 de dezembro que regulamenta o processo eletrônico no âmbito do poder judiciário a serviço dos tribunais. Felizmente temos autoridades comprometidas com a atualização do sistema em prol do desenvolvimento”, disse o advogado.

Esta é apenas uma das medidas de modernização do Serviço da Justiça do Estado. No início da semana, Estácio Gama, juntamente com o diretor da Oriel Tecnologia, Oriel Rocha, assinou o contrato que dará início ao Programa de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) da instituição. A partir da instalação dessa nova plataforma, o Tribunal de Justiça terá todos os acórdãos digitalizados e disponibilizados eletronicamente, agilizando o acesso à informação e garantindo maior segurança às autoridades na emissão dos pareceres e determinações judiciais. “Sinto-me muito satisfeito em função do Tribunal de Justiça ter avançado tanto. O futuro presidente já vai utilizar todo o processo digital”, destacou Estácio Gama, durante a emissão de sua certificação digital.

O processo de modernização vai mais além, reforçou o desembargador. Visando a otimização diária dos serviços da justiça estadual, cerca de 120 juízes do Estado receberão um laptop para auxiliar no desempenho de suas atribuições diárias. “Alagoas está acompanhando eficientemente a modernização. Estácio Gama é o primeiro desembargador do Tribunal de Justiça em alagoas a utilizar a identidade digital. E essa é uma tendência mundial que todos os profissionais deverão seguir para acompanhar a velocidade que o mercado exige”, disse André Uchôa.

Além do Tribunal de Justiça, vários outros órgãos do Estado já utilizam as ferramentas do processo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos da Oriel Tecnologia, que além de digitalizar todos os documentos antigos e criar as plataformas de acesso, também cria o novo processo para a inserção e utilização de documentos novos no sistema. “Trabalhamos para a modernização do Estado, que deve crescer e economizar bastante com as plataformas tecnológicas que desenvolvemos”, finaliza Oriel Rocha.