Dener Luiz Silva, vencedor em 2010, conversou com Sérgio Nogueira. Estudante de 17 anos também passou em medicina, mas quer ser juiz.
Dener Luiz Silva, campeão da edição de 2010 do ‘Soletrando’, o quadro do programa Caldeirão do Huck no qual alunos tinham de pronunciar letra por letra palavras de vocabulário pouco comum, vai estudar direito na Universidade de São Paulo (USP). O jovem de 17 anos passou em 10º lugar no concorrido curso do vestibular da Fuvest.
O G1 promoveu o reencontro do estudante com o professor Sérgio Nogueira, que fez parte da equipe de jurados do programa, na tarde de sexta-feira (6). "Parabéns, estamos muito orgulhoso de você", disse Nogueira ao jovem, cinco anos depois da conquista de Dener.
Na conversa entre os dois (veja no vídeo acima), o professor destacou a capacidade de Dener lidar com a pressão e a habilidade com o vocabulário. "A memória visual e o vocabulário se adquire com muita leitura", afirmou o professor. "Leio desde os quatro anos e sei que não basta decorar a palavra, tem de estudar a sua etmologia", completou o estudante.
Dener também foi aprovado em medicina na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal Paulista (Unifesp), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas em vez de ser médico, optou pela carreira jurídica. "O direito é um sonho meu desde antes do ‘Soletrando’", disse Dener, ansioso pelo início das aulas na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O sonho dele é ser juiz.
Se pudesse soletrar uma palavra do dicionário que resume o segredo das suas conquistas, Dener ficaria com D-E-T-E-R-M-I-N-A-Ç-Ã-O.
"O programa me ensinou a buscar ir além do que a gente aprende na escola, a ler dicionários, a estudar. Eu pesquisava muito em casa, lia muitos livros e procurava sempre estar atento aos grandes assuntos".
Dener diz que o segredo do sucesso no vestibular é a qualidade, e não a quantidade de estudo. "Tinha aula em período integral e depois estudava mais três horas em casa. Revisava tudo o que aprendi durante todo o ensino médio. E ainda treinava muito a redação, porque isso é um grande diferencial nos vestibulares."
Calma e concentração
Dener venceu a final do ‘Soletrando’ pronunciando corretamente a palavra iâmbico, que significa "pessoa irônica, satírica". A concorrente dele colocou um "h" antes da palavra e foi eliminada. "Eu decorei todas as palavras iniciadas com ‘h’ do dicionário, e vi que iâmbico não estava entre elas, então só poderia ser com ‘i’", revelou o campeão.
Depois da vitória, Dener curtiu a fama de campeão. Deu entrevista no Programa do Jô e ganhou uma bolsa de estudos oferecida pelo Colégio Unidade Jardim, de Santo André (SP), onde mora com a família.
O filho de um metalúrgico e uma dona de casa não parou por aí. Além de usar seu conhecimento para passar nos vestibulares, Dener desenvolveu com um amigo e a namorada um projeto social para ensinar alunos carentes a passar nos vestibulinhos de escolas públicas e particulares. "Conseguimos ensinar 60 adolecentes este ano", comemorou.