Restaurante Popular vai reabrir com nova administração
O Restaurante Popular de Maceió, localizado no Centro da cidade, está com as atividades suspensas desde a manhã desta segunda-feira (9). A decisão de interromper a oferta das refeições, oferecidas a baixo custo, foi tomada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), atual administradora do local. A partir do dia 16 de fevereiro, a empresa Maria de Jesus Cerqueira e CIA Ltda Epp, vencedora do Pregão Eletrônico promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), passa a administrar o Restaurante.
O comunicado de suspensão de atendimento no Restaurante Popular foi feito à Semas durante reunião no Ministério Público Estadual. A Apae justificou o fechamento da unidade alegando estar com dificuldade de manutenção do serviço e informou que necessita deste período para iniciar o processo de transição com a empresa vencedora do certame licitatório.
“Fomos informados na manhã de ontem de que as refeições desta semana não seriam fornecidas. A nossa previsão de fechamento do Restaurante Popular era apenas para próxima semana, quando a empresa vencedora do certame inicia os trabalhos de adequação na estrutura do prédio para fornecer as alimentações”, explicou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
Com o fechamento antecipado, centenas de pessoas que utilizam o espaço foram pegas de surpresa na manhã desta segunda. “Estamos utilizando os meios de comunicação para informar aos usuários do Restaurante Popular que o espaço está fechado para mudança de administração e que a partir do dia 2 de março retomaremos as atividades com nova administração e com melhor qualidade no serviço prestado à população”, ressaltou a secretária.
O Restaurante Popular de Maceió foi inaugurado em 2008, quando foi firmado convênio de cinco anos com a Apae. Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Maceió realizou pregão eletrônico para que novas empresas ou entidades concorressem à administração da unidade. Atualmente, 1.400 refeições são servidas diariamente, a preço popular de R$ 2.
O Restaurante Popular funciona através de um convênio, onde o município custeia parte do recursos para fornecimento da alimentação e a empresa ou instituição vencedora do certame licitatório administra o espaço. Qualquer pessoa pode usar os serviços do restaurante, que oferece cardápio balanceado, acompanhado por nutricionistas.
Reunião
Em reunião na sede do Ministério Público Estadual, no Barro Duro, representantes da Semas, Apae e o promotor Flávio Gomes discutiram a regulamentação documentação exigida por lei para que o Município possa fazer o repasse dos recursos referente à manutenção do Restaurante Popular.
A Assistência Social de Maceió está impossibilitada de fazer os repasses à Apae, devido a uma pendência documental por parte da entidade. “O Município aguarda a regularização desta pendência documental por parte da Apae para que possamos arcar com este débito. Em reunião com o Ministério Público, a Apae informou que deverá regularizar a pendência documental nesta quarta-feira e assim que recebermos a documentação, vamos providenciar o repasse dos recursos ” disse Celiany.
Ascom Semas