No verão, a perda de líquido e sais minerais é maior que em outras estações do ano e por isso, as pessoas devem tomar alguns cuidados para não terem problemas no período mais quente do ano e nem durante a folia de Carnaval.
As temperaturas estão lá em cima e o calor exige ainda mais atenção com a saúde do corpo. No verão, a perda de líquido e sais minerais é maior que em outras estações do ano e por isso, as pessoas devem tomar alguns cuidados para não terem problemas no período mais quente do ano e nem durante a folia de Carnaval.
A nutricionista Kelly Barros, que atua na Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta que os cuidados com o calor são essenciais para desfrutar de um verão tranquilo. “Devemos prestar atenção na hidratação do corpo, por isso, é recomendável o grande consumo de água para repor o líquido perdido. Além disso, podemos optar por sucos, água de coco e alimentos mais leves na hora da folia, nada de feijoada, pirão e alimentos pesados. Aliados ao calor, eles podem prejudicar e trazer sérios problemas para o corpo”, explica.
O consumo de álcool, que aumenta nesse período de folia carnavalesca e verão, também deve ser feito de forma consciente. “Nunca consumir álcool sem antes se alimentar e lembrar de tomar sempre muita água também, já que ele ajuda nesse processo de perda de líquidos. Por isso, que depois de bebermos muito, sentimos sede, o corpo fica desidratado”, pontua a nutricionista Kelly Barros.
O cuidado com as crianças deve ser redobrado nesse período. O uso contínuo de protetor solar, roupas leves, consumo de frutas, lanches saudáveis e muita hidratação são fundamentais para garantir a saúde dos pequenos no verão.
– Consuma frutas ao longo do dia. Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva, coco e pêssego são ricos em água e ajudam a hidratar;
– Atenção ao conservar os alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser guardados em local fresco na geladeira e as carnes devem ser refrigeradas. Quando fizer refeições fora de casa, tome cuidado para evitar uma intoxicação alimentar;
– A água de coco é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor. Beba muita água, mas não espere sentir sede para isso. Sentir sede já é um indicativo que seu corpo está desidratado;
– Cuidado na hora de escolher onde irá comer na praia. Alimentos vendidos por ambulantes podem ficar prejudicados, por conta do calor e o longo tempo no sol.
– Opte por roupas leves de algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos. Cores mais claras ajudam a refrescar.