Agências de empregos iniciam seleção para vagas temporárias. Ovos começam a chegar aos supermercados depois do carnaval.
Ainda faltam quase dois meses para a data mais saborosa do ano: a Páscoa. Mas no comércio, a procura por chocolate e embalagens já começou, assim como as contratações. Quem está em busca de emprego, aproveita esta época pra se especializar na produção de ovos.
As agências de empregos já começaram a selecionar candidatos para as vagas temporárias de Páscoa. Os currículos não param de chegar, são mais de 500 por semana. As oportunidades são principalmente para o comércio. "A pessoa precisa ter experiência com abordagem de clientes, ser mais desenvolta, tem que cativar o cliente e fazer um bom atendimento”, explica a analista de recursos humanos Thais Regina Pereira.
Os ovos começam a chegar aos supermercados logo depois do carnaval. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria do Chocolate é que neste ano, por causa da Páscoa, sejam gerados em média 26 mil empregos em todo país.
Nas lojas de produtos especializados, o movimento já aumentou. No centro de São José do Rio Preto (SP), as vendas crescem em torno de 60% nesta época do ano. "As pessoas já estão buscando, nosso estoque está reforçado para atender os clientes e há muitas opções para a data”, conta a empresária Ana Cristina Barcelar.
As prateleiras estão cheias de novidades: forminhas, chocolates de todos os tipos e muitas opções de embalagens. Mariane Bicareli produz ovos de chocolate há mais de 10 anos. Ela prefere comprar tudo com antecedência para conseguir um preço melhor. “Tem um monte e chocolate com um preço bom agora e, se você deixar tudo para a última hora, não encontra mais nada bonito e pode até faltar ingredientes”, comenta a doceira.
Vender chocolates é um negócio que pode ser muito lucrativo, especialmente nessa época. Por isso muitas pessoas estão de olho nos cursos que ensinam a produzir trufas e ovos de Páscoa, oferecidos normalmente em casas de produtos e chocolates. Uma turma de 20 alunas já se adiantou e formou o primeiro curso do ano. Outros estão agendados até a data.
A oportunidade de uma renda extra ou de uma opção de trabalho permanente atrai diversas mulheres. É o caso da boleira Luzia Prietro, que trabalha há 15 anos com doces e agora vai apostar nos ovos de Páscoa. “Como meus bolos dão certo, os ovos de Páscoa também vão dar. Dá para ganhar um dinheiro a mais, estou precisando”, comenta Luiza.
Nas aulas, a professora ensina o passo a passo das receitas e também auxilia as alunas a fazerem as contas, para que no fim do mês, o saldo seja positivo. "Tudo depende do que você vai colocar nos ovos. Se você faz uma embalagem mais cara, o rendimento é menor, mas você ganha, porque às vezes não tem tanta concorrência e consegue lucrar mais. No geral, o lucro gira em torno de 100 a 150%”, explica a professora Sandra Regina Ferreira dos Santos.
A doceira Edite Souza está animada para começar a produção. No ano passado, ela fez o curso e agora voltou para aprender coisas novas. “Vim para aprimorar mais e aprender novidades. No ano passado deu para ganhar um dinheiro bom, este ano a expectativa é positiva”, comenta a doceira.