Categorias: Maceió

Defesa Civil diz que volume de água superou média do mês

Água que cai sobre a cidade é quatro vezes mais do que o esperado para o mês. Órgão atendeu três ocorrências de desabamento nas últimas oito horas.

Cristina Sampaio/Cortesia

Em Mangabeiras, várias ruas registraram alagamentos

Com a forte chuva registrada na madrugada desta quarta-feira (18), cerca de quatro vezes mais do que o volume esperado, a Defesa Civil Municipal registrou três ocorrências nas últimas horas em Maceió.

De acordo com coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, os casos ocorreram na Grota da Alegria (Benedito Bentes), Bebedouro e Chã da Jaqueira. Nas duas primeiras, a situação registrada foi de deslizamento de barreira que ameaçou algumas residências na região. Todos os moradores foram retirados da localidade após o perigo iminente de desabamento.

Enquanto isso, na Chã da Jaqueira, uma residência ameaçou cair com a força dos ventos. Novamente, todos os moradores foram retirados a tempo. “Não houve vítimas até o momento, mas permanecemos em alerta total para evitar maiores danos”, diz Dinário Lemos.

A previsão de chuva aguardada para o dia de hoje girava em torno dos 26 milímetros, mas acabou surpreendo todos, atingindo 106 milímetros, bem mais que o esperado para o dia. “Nossa equipe de meteorologia avalia agora para saber ao certo que fenômeno foi esse”, avalia Dinário Lemos.

O número alarmante pode ser facilmente comparado com o obtido no mês de fevereiro do ano passado que chegou a 104 milímetros registrado em todo o mês. “Então para você ter uma noção, o que choveu hoje valeu por todo volume de água do mês de fevereiro de 2014”, resume.

A Defesa Civil informa à população que optem por ficar em casa, além de evitar transitar pelos bairros do Bebedouro e o Conjunto Dique Estrado, no Vergel. Em caso de alagamento, o órgão estará de plantão pelos telefones 0800 030 6205/ 3315-1437 ou 8884-6200.