Categorias: Política

Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2015

Vereadores aprovam indicações e demonstram preocupação como setor de Saúde da capital

Ascom Câmara

Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2015

Os vereadores de Maceió realizaram na tarde desta quinta-feira (19) a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2015. Na pauta do dia, três indicações, um requerimento e uma moção de congratulação, além da discussão de diversos temas de interesse das comunidades da capital, como o corte de recursos do setor da Saúde e o Programa de Contratualização do governo federal.

Sobre esses pontos, diversos parlamentares se utilizaram da tribuna para denunciar a situação de dificuldade pela qual passa o setor em Maceió, o que penaliza, sobretudo, a população carente, a que mais precisa do Sistema Único. Segundo o vereador Ronaldo Luz (PMDB), a Tabela SUS está defasada. “Isso prejudica e muito as categorias profissionais. Posso citar os médicos cirurgiões como exemplo. O que se paga pelos procedimentos não são suficientes para cobrir os custos”, disse.

Já para a vereadora Heloísa Helena (PSOL), o problema está na origem, na incapacidade do governo de garantir os recursos necessários ao setor e de assegurar a realização da assistência médica pelo sistema público.

O tema Saúde acabou dominando os debates, mesmo depois da discussão e aprovação dos itens que constavam na pauta da sessão.

Os vereadores demonstraram preocupação com a rede de Maceió, já que quase 30 postos estão em reforma, alguns com prazo de conclusão já ultrapassado. “É lamentável que um processo de recuperação de um posto demore tanto tempo. Enquanto isso, o maceioense sofre com o caos no setor”, criticou o vereador Silvânio Barbosa (PSB).

Os vereadores afirmaram que vão tentar sensibilizar o Executivo Municipal para que sejam garantidos recursos e para que haja uma mobilização pela recuperação da Saúde no município.

Pauta do Dia – Os parlamentares de Maceió aprovaram na primeira sessão ordinária a indicação apresentada pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) para que a Prefeitura pavimente a rua Nabal, localizada no bairro do Barro Duro.

Outro ponto aprovado foi o requerimento do vereador Silvânio Barbosa (PSB) para a criação de uma linha de ônibus do Benedito Bentes, via Cleto Marques Luz, passando pela Avenida Durval de Góes Monteiro.

Também do vereador Silvânio, foi aprovado uma moção de congratulação aos membros do Tribunal de Justiça de Alagoas, em especial ao presidente do Poder Judiciário.

E do vereador e presidente da Casa, Kelmann Vieira (PMDB) foram aprovadas duas indicações. Uma que sugere a conclusão do projeto da futura praça Santa Terezinha, no conjunto José Tenório e a conclusão do projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da rotatória também do conjunto José Tenório.

“Essas duas indicações atendem interesse da comunidade. São pedidos antigos que esperamos ser atendidos pelo Executivo”, disse Kelmann. Segundo ele, por se tratar de obras caras e sabendo da dificuldade da Prefeitura em dispor de recursos para executá-las, o presidente se dispôs a tentar junto à bancada federal de Alagoas a apresentação de emendas orçamentárias que destinem recursos para os projetos.

Sobre o início do ano legislativo, ele afirmou que o Parlamento cumpre seu papel de discutir, apresentar propostas e fiscalizar as ações do Executivo, “mantendo uma interação e cordialidade entre os poderes que visem, sempre, o bem estar dos maceioenses”. “O ano de 2015 se apresenta com grandes desafios e estamos prontos para colaborar a superá-los”, finalizou.

Compareceram à primeira sessão ordinária do ano 18 parlamentares.