Fundado em 1953, é uma instituição sem fins lucrativos, com sede da Avenida Durval de Góes Monteiro, 2101, no Tabuleiro do Martins.
Dando início ao canal social do Alagoas 24 horas, a agência de notícias apresenta nesta sexta-feira, o Lar Batista Marcolina Magalhães. Fundado em 1953, é uma instituição sem fins lucrativos, com sede da Avenida Durval de Góes Monteiro, 2101, no Tabuleiro do Martins.
O Lar atende em sistema de acolhimento crianças do sexo feminino, com idades entre 3 e 11 anos em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, onde podem permanecer internadas até os 18 anos.
A entidade sobrevive, sobretudo, de doações e de um auxílio doado por candidatos a pais das crianças. "Os futuros adotantes tem que se cadastrar no juizado da infância e depois de considerados aptos à adoção, a gente recebe 50 reais por criança, através de repasse da SEMAS, num total de 1000", esclareceu a assistente social da entidade, Suane Cardeal.
No entanto, como essas doações são sazonais, a assistente social afirma que a tesouraria da entidade tem enfrentado problemas para cumprir obrigações como pagamentos de salários e tributos.
Durante estes 61 anos de existência, centenas de crianças e adolescentes foram assistidas pela instituição, algumas delas chegaram à universidade, muitas se casaram e constituíram suas famílias, outras foram reintegradas a sua família de origem, muitas conseguiram emprego através da Instituição e se mantêm através dele.
Entre os materiais mais urgentes necessitados pela instituição estão: lixeiras para lixo seco e molhado. A grande chamada para a conservação do meio-ambiente e destino do lixo vem despertar também no Lar Batista a preocupação na conservação limpa de suas áreas. Assim, os depósitos indicados para cada lixo contribuirão também na educação das assistidas; Sacos de lixo; Material de limpeza: desinfetante, água sanitária, pastilha sanitária, sabão em pó, amaciante; Limpeza Pessoal: Creme de pentear, absorvente.
As ações voltadas para o acolhimento das crianças e das adolescentes acolhidas são desenvolvidas na própria instituição, com a oferta de alimentação saudável, cuidados pessoais, saúde, educação, atividades de recreação e lazer. Salvo as atividades regulares escolar que são realizadas em outra instituição. O atendimento inclui a aproximação do fortalecimento e manutenção dos vínculos familiares para os que possuem. Desenvolvemos alguns projetos na Instituição, tais como:
Apascentando Cordeirinhos- Projeto que visa alimentar espiritualmente as abrigadas, ela acontece todas as segundas, terças e quintas, sempre com divisão de faixas etárias. Aos domingos elas frequentam a Igreja Batista Moriah, próxima ao Lar.
Papo Cabeça – Projeto desenvolvido pelo Serviço Social que visa abordar temas atuais, dentro de uma perspectiva bíblica, e de interesse de juniores e adolescentes.
Educação por Incentivo- Projeto de responsabilidade de todos os funcionários e visa manter as regras básicas de respeito e convivência humana entre as abrigadas, funcionários e visitantes. Todos os dias as a brigadas são avaliadas e mensalmente premiadas (passeios, shopping do lar) caso alcancem as metas estabelecidas.
Ler e Aprender- visa aflorar o gosto pela leitura e escrita – são incentivadas a ler um livro a cada dois meses, ao final de cada bimestre acontece a roda da leitura onde compartilham os livros lidos de forma oral e escrita. A melhor redação recebe um prêmio.
Atualizada às 15h27.