Categorias: Cultura

Qual filme vai ganhar o Oscar? Veja os pontos fortes e fracos dos indicados

Do favorito 'Birdman' ao esnobado 'Selma', saiba o que pesa contra e a favor dos concorrentes ao prêmio deste ano.

Divulgação

Imagem do filme ‘Boyhood’

"Birdman" é considerado o favorito para levar o troféu de melhor filme no Oscar 2015, que será entregue neste domingo (22), em cerimônia em Los Angeles.

Mas será que outro dos oito indicados pode surpreender e levar a estatueta? O iG ON analisa os pontos fortes e fracos de cada candidato.

"Birdman"
Pontos fortes: Ganhou os prêmios dos sindicatos dos diretores, produtores e atores, todos considerados prévias do Oscar. É o líder de indicações e fala sobre o show business, algo que se mostrou popular em anos recentes, com os prêmios para "Argo" e "O Artista". Impressiona pela originalidade, sobretudo formal, com truques de filmagem que simulam um plano-sequência (filme sem cortes).

Pontos fracos: É mais cerebral do que emocionante, e a Academia costuma gostar de histórias que apelam à emoção. Não foi indicado na categoria edição – o último filme premiado sem essa indicação foi "Gente Como a Gente" (1980).

"Boyhood – Da Infância à Juventude"
Pontos fortes: Ganhou a grande maioria dos prêmios da crítica, além do Bafta e do Globo de Ouro. É admirado pelo ineditismo da proposta (filmar os mesmos atores ao longo de 12 anos) e tem personagens que provocam fácil identificação.

Pontos fracos: Não foi bem nas premiações de sindicatos, que são prévias melhores do que os prêmios dos críticos. Muitos espectadores reclamam da "falta de história" do longa, que acompanha o crescimento de um garoto dos 6 aos 18 anos.

"O Grande Hotel Budapeste"
Pontos fortes: É o líder de indicações junto com "Birdman". Levou o Globo de Ouro, o prêmio do sindicato dos roteiristas e foi o maior premiado do Bafta, com cinco troféus.

Pontos fracos: Não tem nenhuma indicação nos prêmios de atuação, o que pode significar apoio menos contundente dos atores, que compõem o maior braço da Academia.

"O Jogo da Imitação"
Pontos fortes: Tem mais "cara de Oscar" do que os três concorrentes acima, por contar uma história real, inspiradora e ambientada durante a Segunda Guerra Mundial.

Pontos fracos: Em um ano de filmes originais, o jeitão convencional pode não ter grande apelo entre os votantes. Além disso, não ganhou muitos prêmios de peso.

"Selma – Uma Luta Pela Igualdade"
Pontos fortes: Conta a história de Martin Luther King Jr., uma das mais importantes personalidades da história dos EUA. É admirado pela crítica e o fato de ter sido indicado a apenas duas categorias (melhor filme e canção original) causou comoção.

Pontos fracos: Sem indicações a diretor, ator e categorias técnicas, uma vitória de "Selma" seria um enorme desafio às estatísticas. Não ter sido indicado aos prêmios dos sindicatos dos diretores e dos atores também dificulta a situação do filme.

"Sniper Americano"
Pontos fortes: É o único dos indicados que fez sucesso estrondoso nas bilheterias (nos EUA, já é o filme de guerra mais bem-sucedido da história). Tem direção do veterano Clint Eastwood e é estrelado por Bradley Cooper, claramente um queridinho da Academia, que neste ano recebeu a terceira indicação consecutiva ao Oscar.

Pontos fracos: É o mais controverso entre os concorrentes, sendo acusado por alguns analistas e espectadores de fazer propaganda de guerra e glorificar Chris Kyle, considerado o atirador mais letal do Exército americano.

"A Teoria de Tudo"
Pontos fortes: Como "O Jogo da Imitação", é um filme mais tradicional, focado em um personagem real e bastante admirado, o físico teórico Stephen Hawking. As atuações são o grande destaque, o que pode ganhar a simpatia dos atores votantes.

Pontos fracos: Como as chances de Eddie Redmayne levar melhor ator são grandes, é possível que os votantes considerem que um troféu já está de bom tamanho. Não é dos favoritos da crítica e não se saiu bem nas premiações dos sindicatos.

"Whiplash – Em Busca da Perfeição"
Pontos fortes: Recebeu cinco indicações, mais do que era esperado, o que mostra que a popularidade entre os votantes é grande. Ao contrário de "Birdman", conseguiu uma vaga na disputada e importante categoria de melhor edição.

Pontos fracos: É raro um filme ganhar sem ter sido indicado a melhor diretor (antes de "Argo", em 2013, a última vez tinha sido em 1989). Afora os prêmios dados ao ator J.K. Simmons, não ganhou nenhuma das principais prévias.

Recentes