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Fui roubado no exterior. E agora?

cliente ainda pode requisitar um novo cartão ou saque emergencial de valores até o limite disponível no cartão gratuitamente. O prazo para a reposição do cartão varia de acordo com a região ou localidade onde o mesmo deverá ser entregue.

Getty Images

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Independente do destino, todo mundo está sujeito a ser furtado ou roubado em uma viagem. No início do mochilão de um mês por oito países da Europa, a administradora paulistana Amanda Botton, de 23 anos, e suas três amigas tiveram as mochilas furtadas em um albergue em Barcelona. Dentro delas havia máquinas fotográficas, carteiras e cartões de crédito, passaportes, entre outros objetos de valor.

“Quase pensamos em desistir e voltar para o Brasil, mas estávamos no início da nossa viagem”, lamenta a jovem. Ela e suas amigas perderam um dia fazendo boletim de ocorrência, cancelando cartão de crédito com ajuda dos pais no Brasil e resolvendo a documentação no consulado. Como iriam para outros países, os novos passaportes foram entregues no mesmo dia, mas tinham duração de seis meses.

“Foi um pesadelo”, conta a administradora. Se não dá para evitar completamente enrascadas como as da Amanda e suas amigas, é bom estar preparado para contornar os problemas.

Confira o que fazer se perder:

– Passaporte
– Telefone celular
– Cartão de Crédito
– Cartão de débito pré-pago ou traveler checks

>>> Passaporte

Se o seu passaporte for roubado ou extraviado, faça o boletim de ocorrência e vá ao consulado ou embaixada
Em uma viagem ao exterior, poucas coisas dão mais dor de cabeça do que ficar sem o seu passaporte. Se você teve o seu documento roubado, o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência. Depois, deve-se ir pessoalmente ao consulado ou à embaixada mais próxima da cidade em que está para pedir um novo. (Confira os endereços dos consulados e embaixadas brasileiros)

Se você estiver em uma cidade sem representação brasileira, será preciso viajar até ao consulado mais próximo. Vale lembrar também que os órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriado, assim, a viagem poderá ser adiada por mais alguns dias.

Se você perdeu o passaporte pouco tempo antes do retorno ao Brasil poderá solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no consulado ou embaixada. O documento é gratuito e pode ser utilizado apenas uma vez para voltar ao País.

No entanto, se estiver no meio da viagem e for viajar para outros países, será preciso pedir um novo passaporte. Neste caso, será preciso pagar uma taxa para a confecção do documento, que custa geralmente o dobro do preço de renovação no Brasil, de R$ 156,07. Dependendo da urgência e da época do ano em que foi pedido, o documento pode ser entregue no mesmo dia ou em poucos dias. Vale lembrar que o prazo de validade do passaporte pode ser reduzido a critério da autoridade consular.

Para solicitar uma ARB ou um novo passaporte, o consulado costuma pedir alguns documentos, como o registro de ocorrência policial, documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas, como RG ou a certidão de nascimento (ou de casamento) acompanhada de outro documento brasileiro com foto, que você poderá solicitar que alguém te mande uma cópia por fax do Brasil.

Uma forma de facilitar o processo é sempre ter uma cópia autenticada das páginas 1,2 e 3 do seu passaporte em outro local seguro (bolsa ou mala). Os consulados podem exigir ainda o título de eleitor e o certificado de reservista para os homens para um novo passaporte.

Outros documentos

Os consulados, no entanto, não poderão fornecer ou providenciar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e a Carteira de Identidade, que devem ser solicitados no Brasil. Se estiver utilizando o documento de identidade para viajar pela América Latina e este for roubado, depois de fazer o boletim de ocorrência, o consulado poderá lhe fornecer uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

>>> Roubo do celular

Se tiver o seu celular roubado, é preciso bloquear a linha ligando para o serviço de atendimento ao cliente ou pelo site das operadoras. Depois de suspensa, a linha poderá ser restituída comprando um chip novo nas lojas e agentes autorizados no Brasil.

Confira os telefones de atendimento no exterior:

CLARO
+ 55 11 9199-5555

OI
+55 21 2729-1301

TIM
+55 11 2847 6144

VIVO
+55 11 3056-8628

>>> Cartão de crédito

Movimento de bancarização tem começado por cartões de crédito
Se o seu cartão de crédito foi roubado, é preciso comunicar a central de atendimento do banco emissor ou a bandeira do cartão e pedir o seu bloqueio. O número está gravado na parte de atrás do cartão e é importante anotá-lo em local diferente de onde guardará a carteira. Faça também um boletim de ocorrência notificando o fato.

Se for necessário, os bancos costumam oferecer cartão emergencial. Em alguns casos, é possível pedir o envio de dinheiro para emergência.

Veja o contato de algumas operadoras e como elas procedem:

– Mastercard

Para clientes da Mastercard, o portador do cartão pode obter a troca de seu cartão perdido ou roubado até o dia seguinte nos Estados Unidos e em dois dias úteis nos demais países. O cliente poderá solicitar um adiantamento de dinheiro para emergências nos bancos conveniados à Western Union que será liberado em até uma hora.

Telefone:

Argentina – 0800-555-0507
Chile – 1230-020-2012
Colômbia – 01-800-912-1303
França – 0-800-90-1387
Itália – 800-870-866
México – 001-800-307-7309
Peru – 0-800-307-7309
Porto Rico e Caribe – 1-800-307-7309
Espanha – 900-97-1231
Venezuela – 0800-1-002-902
Estados Unidos e Canadá – 1-800-307-7309
Outros países – 1-636-722-7111

– Visa

O serviço de atendimento no exterior da Visa irá repor o cartão em até três dias, dependendo do tipo de cartão. Se necessário, poderá ser providenciado um serviço de saque emergencial, mediante o crédito disponível e a aprovação do banco.

Telefone:

Para Visa Classic, Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite
EUA/Canadá – 1-800-396-9665
Outros países – 1-303-967-1098 (a cobrar)

Para Visa Empresarial, Visa Corporativo e Visa Electron
1-800-847-2911 – Estados Unidos e Canadá
1-303-967-1096 – Outros países (a cobrar)

– American Express

O prazo para entrega de um cartão emergencial da American Express no exterior varia entre 24h e 48 horas. A empresa não trabalha com envio de dinheiro emergencial, mas com um processo chamado Money Order (espécie de cheque administrativo) enviado ao endereço da pessoa pelo correio. Com o cheque mais a documentação a pessoa pode ir a um banco que possui carteira de câmbio para depósito e compensação do valor.

Telefone:

(+55) (+34) 2102-6266 (a cobrar)

– Diners

A Diners envia um cartão de crédito provisório em caso de emergência em até 48 horas independente do local em que estiver. A empresa não possui serviço de envio de dinheiro em caso de emergência.

Telefone:

(+55) (11) 4001-4626 (a cobrar)

>>> Cartão pré-pago e traveller’s check

Os cartões de débito pré-pago – como o Visa Travel Money, o Cash Passport e American Express Global Travel – e do traveller’s check (ou cheque de viagem) eles podem ser facilmente reembolsados em casos de roubo, furto ou perda.

– Cartão de débito pré-pago

Se o seu cartão de débito pré-pago foi roubado, basta ligar imediatamente para a central de atendimento da operadora e solicitar o cancelamento do cartão. O cliente ainda pode requisitar um novo cartão ou saque emergencial de valores até o limite disponível no cartão gratuitamente. O prazo para a reposição do cartão varia de acordo com a região ou localidade onde o mesmo deverá ser entregue.

Confira as diferenças dos cartões de débito pré-pago

– Traveller’s Check

Os traveler checks ou cheques de viagem ainda são bem utilizados por terem seguro contra roubo. O turista é reembolsado em casos de perda, furto ou roubo pelo banco emissor esteja onde estiver em um ou dois dias.