No mês passado, juro do cheque especial somou 208,7% ao ano, diz BC. Instituição divulgou pela primeira vez taxa de juro do cartão de crédito.
Os juros do cheque especial subiram novamente em janeiro deste ano e atingiram a marca de 208,7% ao ano, segundo números divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central. Com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde abril de 1996 – quando ficou em 212,2% ao ano – ou seja, em quase 18 anos.
Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento nos últimos meses. No fim de 2013, estavam em 148,1% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 60m6 pontos percentuais nos últimos treze meses.
Neste mês, o Banco Central passou a divulgar informações sobre os juros bancários do cartão de crédito. Segundo a autoridade monetária, os juros do cartão de crédito rotativo, que incidem quando os clientes não pagam a totalidade de sua fatura, atingiram expressivos 334% ao ano – a mais alta de todas as modalidades de crédito. O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, recomendou que os clientes bancários evitem essa linha de crédito.