Certas atitudes servem apenas para piorar o difícil momento do fim de um romance.
Se o fim de um relacionamento já é ruim, pior fica quando o sofrimento é prolongado por atitudes ruins dos antigos amantes. É tentador continuar de olho na pessoa ou buscar alguma "vingancinha", mas precisamos nos desligar o máximo possível do (a) ex para podermos seguir em frente. Saiba, nas próximas fotos, quais são os principais deslizes de quem ficou solteiro novamente.
Não busque mais informações sobre o (a) ex – O motivo é simples: que isso vai acrescentar na sua vida? Se o romance acabou, guarde as boas lembranças, aprenda as lições que ele trouxe e parta para a outra. Ficar de olho em como está a vida do seu velho amor vai te fazer ficar presa ao passado e a uma situação que não vai se alterar. Pior ainda é quando o que acontece na vida do ex afeta o seu emocional, como ficar triste ao saber que ele (a) já está em uma nova relação. As redes sociais são uma armadilha para isso, então oculte as notificações da pessoa durante um tempo.
Usar outra pessoa para fazer ciúmes – Além de expor sua falta de maturidade, essa atitude pode prejudicar um terceiro alguém que não tem nada a ver com sua história. Se deseja voltar, fale diretamente com o ex ao invés de enganar e ferir os sentimentos de alguém que pode gostar de você de verdade.
Evite indiretas – Dependendo dos motivos que levaram ao fim de relação, a mágoa é tanta que algumas pessoas não resistem a fazer pequenas provocações, especialmente através de textos ou frases enigmáticas na internet. Nada disso! Fale o que tiver que falar para o ex no momento do rompimento. Depois, mantenha a elegância e não toque mais nesse assunto, especialmente em um ambiente público. Não mexer no passado fará bem até mesmo para seu estado de espírito.
Mantenham a civilidade, especialmente se tiverem filhos – Você pode ter o motivo que for para não gostar mais do ex, mas isso não é motivo para que deixe sua educação de lado. Possíveis filhos desta relação também devem ser preservados e jamais utilizados em uma guerra entre os pais. Querendo ou não, ela ainda tem uma relação de carinho com os dois, de maneira que ser objeto de joguinhos de chantagem só fará mal a ela.
Falar mal, jamais! – Respeite o tempo que vocês estiverem juntos: se ele (a) é tão ruim assim, por que chegaram a namorar ou até casar? Após um rompimento, não faltarão curiosos para saber o que houve, mas controle a tentação de extravasar uma possível raiva caluniando a outra pessoa, até porque sempre pode aparecer alguém que aumentará o que você disse só para ver "o circo pegar fogo".
Aceite o fim – É difícil, mas passa. Quando um relacionamento acaba, o melhor mesmo a fazer é seguir em frente. Claro que sofremos com o fim de uma era feliz, mas não prolongue essa dor tentando retomar o que acabou. Busque outras distrações, dê atenção aos seus amigos ou foque na vida profissional, mas guarde o antigo relacionamento na área de seu cérebro dedicada às lembranças. Insistir no que não funciona mais é certeza de sofrimento.