Categorias: Saúde

Anahp formaliza ingresso da Santa Casa no seleto grupo dos maiores hospitais do país

Presidente da Anahp, Francisco Balestrin, entrega placa em solenidade na capital alagoana

Ascom Santa Casa

Provedor Humberto Gomes (C) com Francisco Balestrin e Francisco Eustácio (Anahp)

A Santa Casa de Maceió viveu um momento singular na solenidade onde foi entregue a placa de membro Associado Titular conferido pela Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Particulares). O presidente da entidade, Francisco Balestrin, e o coordenador para o Nordeste, Francisco Eustácio, estiveram em Maceió para o evento, que contou com a presença do cônego João Neto, representando o arcebispo dom Antonio Muniz.

A Anahp reúne 70 hospitais de referência no país cujo faturamento total chega a uma média de R$ 20 bilhões/ano. Entre eles estão nomes como o Sírio-Libanês, Israelita Albert Einstein, Mater Day, A.C. Camargo entre outros.

“A gestão do provedor Humberto Gomes de Melo e sua equipe vêm fazendo história ao realizar um belíssimo trabalho de expressão nacional. É um exemplo a ser seguido, principalmente por hospitais que enfrentam dificuldades financeiras em todo o país”, comentou Franciso Balestrin.

Conforme explicou Francisco Eustácio, presidente do Hospital Santa Joana (PE), o ingresso da Santa Casa de Maceió na Anahp foi único em toda a história da entidade, uma vez que 15 dias após o ingresso na Anahp como membro aspirante, a instituição alcançou o nível 3 da Acreditação. Para galgar o “status” de Associado Titular, o rígido regimento interno na Anahp exige uma série de requisitos dos hospitais candidatos, entre eles possuir o mais alto nível de excelência da Acreditação Brasileira (no caso, o nível 3). Desta forma, o hospital alagoano tornou-se a primeira Santa Casa do país a ter assento no colegiado da Anahp. Hoje, como membro titular, a instituição passa a ter direito a voz e a voto nas assembleias da associação.

“Alcançar a Acreditação com Excelência e ingressar na Anahp eram sonhos antigos que se tornaram realidade. Essas conquistas são fruto de toda uma preparação, iniciada em 2009, que contou com a participação efetiva dos 2.609 colaboradores da Santa Casa de Maceió”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo.

Com o nível 3 da Acreditação, confirmado em janeiro, a Santa Casa de Maceió mantém-se no grupo de oito hospitais do Nordeste e no seleto grupo de 98 hospitais de todo o país Acreditados neste patamar.