O projeto prevê a construção da nova Estação Mercado, localizada entre as ruas Formosa e Melo Morais, no Centro de Maceió e a construção da nova Estação Bom Parto, na rua Francisco de Menezes.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió vai assinar nessa sexta-feira (6), às 09h, a ordem de serviço para o início das obras de construção de duas estações, a do Mercado e do bairro de Bom Parto. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra, que está orçada em torno de R$ 23.500,000,00 ainda vai atender a modernização do sistema entre a capital e Lourenço de Albuquerque.
A solenidade da assinatura do contrato e consequente expedição da ordem de serviço, contará com as presenças do Diretor Técnico da CBTU Nacional, Sérgio Sessim, do superintendente da Companhia de Maceió, Marcelo Aguiar, do senador Benedito de Lira, representantes da Cony Engenharia, além do prefeito de Maceió, Rui Palmeira e outras autoridades.
As obras estão previstas para serem iniciadas imediatamente após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação ocorrida na sede da empresa, no Rio de Janeiro, a Cony Engenharia, e tem término previsto em 18 meses depois de iniciadas.
O projeto prevê a construção da nova Estação Mercado, localizada entre as ruas Formosa e Melo Morais, no Centro de Maceió e a construção da nova Estação Bom Parto, na rua Francisco de Menezes. De acordo com o contrato que será assinado com a Cony Engenharia, a empresa terá doze meses para a entrega das duas Estações.
A reforma contará também com a modernização da Via Permanente entre as ruas Melo Morais, no Centro, e a travessa General Hermes, no Bom Parto, abrangendo cerca de 2 quilômetros de via férrea. O contrato também prevê a modernização da Via Permanente no trecho compreendido entre a zona rural do município de Rio Largo até a Estação de Satuba, com aproximadamente 4 quilômetros. Essas obras estão previstas para serem concluídas em 18 meses, onde haverá a substituição de trilhos, dormentes e lastro, além da implantação de muros de vedação da faixa e construção de novas Passagens de Nível (PN).
Para o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, as obras já estavam previstas desde o ano passado e será de grande importância para os milhares de usuários que utilizam o sistema ferroviário entre Maceió e Lourenço de Albuquerque. “Na primeira fase do projeto, englobaremos 4 estações para reforma e modernização das vias e estações. Com isso, o nosso maior desafio será concluir as obras no tempo pré-determinado sem que a população sofra com as reformas, já que em alguns momentos haverá interrupção das vias. Entendemos também que os trens e VLT são mais eficientes e possuem melhor custo-benefício para a população que necessita do transporte coletivo para ir e voltar do trabalho diariamente. A nossa missão, também, é elevar ao máximo a segurança, conforto e mobilidade para os nossos usuários”, disse o superintendente da CBTU.