Categorias: Justiça

TJ promove caminhada de conscientização dos direitos da mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo (08), o Judiciário alagoano, em parceira com o Poder Executivo e outras instituições, convida a sociedade em geral para participar, a partir das 8h30, na Pajuçara, de uma caminhada de conscientização dos direitos da mulher. Serão distribuídos panfletos contendo informações sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha. A concentração será no início da rua fechada, próximo à praça Sete Coqueiros.

A ação marca o início das atividades da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, idealizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para mobilizar todos os Tribunais do país a intensificarem o enfrentamento da violência contra a mulher. Somente no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, localizado em Maceió, há mais de sete mil processos em tramitação.

A campanha tem o objetivo de homenagear a força feminina e estimular as vítimas, amigos e parentes a formalizarem perante a Justiça denúncias contra seus agressores. Devido a relevância da campanha, a organização do evento também contou com a participação ativa das esposas dos magistrados.

Semana da Justiça pela Paz em Casa

Em Alagoas, 772 audiências foram marcadas para dar andamento em processos de violência contra a mulher. 513 processos são oriundos de unidades judiciárias de Maceió, 213 do Juizado da Mulher de Arapiraca e 46 processos das comarcas de Penedo, União dos Palmares e Mata Grande. Na Capital, as audiências terão início às 8h, no prédio do curso de Direito do Centro Universitário Cesmac, na Rua Íris Alagoense, no bairro do Farol.

Ainda durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, réus, como Uzemar Leite da Silva Júnior, acusado de mandar assassinar a ex-mulher Genilda da Silva, em agosto de 2012, irão a júri popular. Neste caso, o julgamento será na Comarca de Penedo, às 9h, do dia 11. Em Maceió, o 2º e o 3º Tribunal do Júri da Capital irão promover mais dois julgamentos de acusados de cometer crimes contra a vida de mulheres.

Dicom/TJ

Mulheres são homenageadas no domingo