Categorias: Maceió

Restaurante Popular de Maceió reabre nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reabre na próxima segunda-feira (09) o Restaurante Popular de Maceió. Com uma nova estrutura, que conta com melhoria na climatização e o aumento de alguns ambientes, o local já está pronto para voltar a oferecer, diariamente, 1.400 refeições a preço popular.

Com o objetivo de oferecer alimentação de qualidade a baixo custo aos trabalhadores e à comunidade do Centro da capital, o Restaurante Popular volta a funcionar a partir das 10h da manhã, com nova administração e oferecendo alimentação balanceada.

De acordo com Carlos de Jesus Cerqueira, representante da empresa Maria de Jesus Cerqueira e CIA Ltda Epp – vencedora do Pregão Eletrônico promovido pela Semas para administração do restaurante -, a qualidade do prato oferecido aos clientes é prioridade em sua administração. “Os usuários do restaurante vão contar com uma comida bastante nutritiva. Serão oferecidas quatro opções de carnes, que podem ser vermelhas e brancas, junto com arroz, feijão, salada e suco. Também teremos, em dias alternativos, a oferta de doces”, explicou Carlos.

A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, lembra que o Restaurante Popular de Maceió passou por uma reforma visando atender exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e deverá, em breve, ampliar sua função social. “Com a reforma, melhoramos a estrutura e estamos bastante otimistas com a reabertura. Além da alimentação a preço popular, nossa intenção é, em breve, fazer com que o espaço seja utilizado pela população com atividades socioeducacionais”, completou Celiany Rocha.

Treinamento

Os cerca de 30 profissionais que atuarão no Restaurante Popular de Maceió participaram de treinamento para melhor desempenharem suas funções no ambiente de trabalho. Auxiliares de cozinha, serviços gerais, seguranças, caixas, cozinheiros, nutricionista, psicóloga e o administrador passaram por capacitação que abordou boas práticas na manipulação de alimentos, as atribuições e responsabilidades de cada um.

Ascom Semas

Profissionais que vão trabalhar no Restaurante Popular de Maceió passam por treinamento

As noções técnicas do trabalho foram passadas pela professora do Senac Silvia Lima, que apresentou o Programa Alimento Seguro (PAS), que será implantado no restaurante. O PAS tem por objetivo reduzir os riscos dos alimentos à população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação, capacitação de técnicos e produção de materiais técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos. Por meio do programa, é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e tecnologias na produção e na manipulação de alimentos que venham a assegurar a conservação e qualidade dos produtos.

De acordo com a nutricionista do Restaurante Popular, Alzira Dias, os profissionais aprenderam técnicas de manipulação de alimentos, como evitar a contaminação física e biológica dos alimentos, higiene pessoal, de materiais e do ambiente de trabalho. “Eles aprenderam passo a passo como ofertar um alimento seguro, livre de contaminantes, para a população”, destacou Alzira.

Segundo a psicóloga do Restaurante Popular de Maceió, Edineia Torres, não tem como começar um trabalho sem esse tipo o treinamento. “É muito importante que eles conheçam os valores, a missão e visão da empresa e também conheçam os colegas de trabalho. Por isso, o treinamento foi dividido em duas partes, com ambientação e a parte técnica”, explicou a psicóloga.

O funcionário Carlos Jorge, que trabalha já há três anos no Restaurante Popular e foi reaproveitado pela nova empresa, acha importante começar o trabalho com um treinamento. “Fico satisfeito com a oportunidade de manter o meu emprego. Esse treinamento é bom para os funcionários e também será melhor para atendermos os clientes”, disse Carlos.

O Restaurante Popular de Maceió está localizado na Rua Barão de Alagoas, no Centro, e começa a funcionar a partir das 10h de segunda a sexta-feira, com a venda de fichas pelo preço popular de R$ 3,00. A alimentação é servida às 13h.