Vereadores também autorizaram a criação de uma comissão especial para acompanhar o desfecho do acidente do moinho Motrisa
A Câmara de Maceió aprovou hoje (11), em segunda discussão, Projeto de Lei de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB) que inclui no Calendário Turístico da Capital, a Parada de Orgulho das Diversidades. Os parlamentares também autorizaram a criação de uma comissão especial para acompanhar o desfecho do acidente do Moinho Motrisa, ocorrido há onze meses. A iniciativa foi do vereador Silvânio Barbosa (PSB).
Além da inclusão da Parada, o projeto estabelece a Praça Rayol, no bairro de Jaraguá, como local de concentração dos participantes do evento. “Esta é uma ação que atende o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). Há muito, eles reivindicavam este reconhecimento à luta contra a discriminação, não só sexual, mas de toda espécie. O dia da parada é o momento de chamar a atenção para a problemática”, informa a vereadora Tereza Nelma.
Na capital alagoana, este ano será a 15ª edição do evento que acontece sempre no segundo semestre do ano e reúne milhares de pessoas na orla marítima.
MOTRISA – A autorização para a criação da comissão especial, quanto ao acidente envolvendo o Moinho Motrisa, aconteceu após o vereador Silvânio Barbosa trazer para plenário, na semana passada, a preocupação com a falta de um desfecho para o caso.
Segundo ele, quarenta e um imóveis que foram danificados quando do desmoronamento do silo do moinho, ainda não foram restaurados, nem reformados. “Enquanto isso, as famílias continuam sem poder retornar para suas casas. Elas recebem alguma assistência da empresa, mas, o principal que é a referência de um lar, ninguém tem mais há quase um ano”, declara o parlamentar.
A comissão deve ouvir as reivindicações dos moradores e também receber informações do moinho, além de acompanhar os processos que tramitam na Justiça e no Ministério Público Estadual.
O requerimento recebeu a aprovação por unanimidade. A sessão de hoje também foi comandada pela bancada feminina em celebração ao Mês da Mulher. Quem presidiu nesta quarta-feira foi a vereadora Silvânia Barbosa.