A licitação do transporte público na grande Maceió tem uma nova etapa com a publicação da convocação para uma audiência pública de discussão sobre o processo licitatório dos ônibus no próximo dia 30. A convocação para a audiência pública ocorreu pelo Diário Oficial do Município (DOM) na edição desta segunda-feira, 16. A portaria foi assinada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
De acordo com a portaria, a convocação obedece a uma decisão judicial expedida em maio de 2011, que versa pela transparência do processo licitatório, que corre dentro da SMTT desde a gestão do ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB), que durante as coletivas anunciava que a elaboração vinha sendo executada juntamente com promotores de justiça do Ministério Público Estadual (MPE).
Poucos dias após assumir a gestão municipal, Rui Palmeira (PSDB) cancelou o projeto antigo e uma equipe técnica foi formada na SMTT. Na ocasião, eles chegaram a alegar que faltava realizar um estudo de origem e destino. O estudo foi realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a SMTT.
Ainda de acordo com a portaria, qualquer interessado no processo pode pleitear esclarecimentos. A audiência ocorrerá no auditório de uma centro universitário localizado no bairro da Cruz das Almas, a partir das 13 horas.
Em entrevista a Rádio Gazeta, na manhã de hoje, o prefeito Rui Palmeira, chegou a garantir que até o final do ano que os contratos assinados pelas operadoras que farão o certame do transporte na grande Maceió. Ele considerou como importante esta fase e assegurou que vai realizar a licitação.