Em parceria com o Instituto Naturagro e o Banco do Nordeste, a Secretaria de Agricultura de Maragogi está intermediando o acesso dos agricultores ao PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
O PRONAF financia projetos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. O dinheiro pode ser usado para custeio da safra ou atividade agroindustrial; investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção, e serviços agropecuários ou não agropecuários.
De acordo o secretário Junior Vasconcelos, o programa vai oferecer um valor individual de R$26.500,00, previsto em operações de crédito rural para projetos técnicos aprovados. Segundo ele, já foram liberados recursos para 10 famílias de reforma agrárias, e outros 38 projetos já estão no banco para análise. “O agricultor familiar que estiver apto pode acessar o recurso de imediato e começar seu trabalho. Nossa previsão é que até junho sejam disponibilizados mais 200 projetos que beneficiarão os agricultores dos assentamentos Buenos Aires, Chã da Eva e Santa Rita” relatou.