Categorias: Maceió

Inmeq intensifica fiscalizações a produtos da semana santa e páscoa

Índice de reprovação de ovos de páscoa é pequeno no Estado

Assessoria

Inmeq fiscaliza produtos da páscoa

Com a proximidade do feriado da semana santa, os agentes do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) aumentam a partir desta semana o número de fiscalizações aos estabelecimentos que comercializam ovos de páscoa, além da verificação de peixes acondicionados – embalados sem a presença do consumidor. Outro item fiscalizado periodicamente são as balanças de mercado.

Na parte do pescado, a atenção para a condição de embalagem do produto é fundamental para que o consumidor não seja lesado. O produto pré-medido deve conter as informações sobre o peso. Em caso de dúvida, o consumidor pode procurar o instituto através da ouvidoria, pelo número 0800- 284-1664 e passar a informações do local da compra para que o órgão possa verificar a denúncia.

Para os produtos que são pesados no momento da compra, os agentes do órgão realizam um intenso trabalho de verificação das balanças nos mercados e comércio em geral. O objetivo é certificar que o equipamento esteja anunciando os valores corretos no momento da pesagem. A balança deve possuir selo do Inmetro, estar instalada em um lugar plano e nivelado e o ponteiro indicador do peso deve sempre partir do zero.

No caso dos ovos de páscoa, os técnicos do Inmeq atuam realizando análise do produto no próprio local de comercialização e, caso exista suspeita de irregularidade, uma amostra é recolhida e levada para o laboratório para que sejam feitos mais testes.

 De acordo com a área técnica do órgão, em Alagoas, o índice de reprovação desses ovos é pequena, tanto na parte metrológica quanto na conformidade, segundo dados dos últimos anos. Esse resultado demostra que o trabalho periódico do Inmeq contribui para adequação do comércio local.