Categorias: Esporte

Equipe alagoana de jiu-jitsu completa 15 anos

Assessoria

Assessoria

 A equipe Sandro Melo Jiu-Jitsu Team, genuinamente alagoana, completa, nesta terça-feira (17), quinze anos de sua fundação. Os primeiros passos da equipe foram dados ainda em 1998, com o início das aulas para crianças e adultos, mas apenas em 2000, com o crescimento no número de atletas, a equipe teve seu registro efetivado.

Tudo começou quando o professor Alexsandro de Melo Miranda, mais conhecido como Sandro Melo, passou a ministrar aulas de jiu-jitsu. Em pouco tempo, a procura foi aumentando e o “mestre” percebeu a necessidade de profissionalizar a atividade, criando o clube e tornando-o a primeira academia de jiu-jitsu legalmente reconhecida em Alagoas.

Atualmente, o clube está representando por Centros de Treinamento espalhados por vários bairros de Maceió, municípios alagoanos e cidades nordestinas. Além das aulas de jiu-jitsu, com e sem quimono, a equipe é responsável por projetos sociais em Maceió, Rio Largo, Messias, Boca da Mata , Murici, União dos Palmares e Paripueira.

“O nosso grande diferencial é que nascemos em Alagoas e nos espalhamos para outros Estados, e não ao contrário. Temos identidade, temos a cara de Alagoas, com todas as nossas dificuldades e conquistas. Nossos projetos sociais, voltados para crianças e jovens, demonstram essa preocupação com nosso povo, nossa gente”, enfatiza o professor Sandro Melo.

Profissionalização e segurança no tatame

O mestre explica ainda que a profissionalização é uma vertente que vem sendo perseguida diariamente pelo clube. Todos os professores e instrutores possuem formação de graduação e cursos de Primeiros Socorros, além de participarem de seminários, cursos de formação continuada e de arbitragem dentro e fora de Alagoas.

Todos os Centros de Treinamentos Sandro Melo autorizados possuem alvará de funcionamento e seguem um regimento interno, elaborado com um Conselho de Graduados, composto pelos professores mais antigos, e autorizado pelo mestre. Em 2012, o clube foi a primeira equipe de Alagoas a se filiar à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

“A data de hoje tem que ser muito comemorada, embora não tenhamos investido em festas ou grandes celebrações. Nossa comemoração é feita todos os dias, em dezenas de tatames, quando um aluno chega sem conhecer nada do nosso esporte e, em apenas uma aula, se encanta e se torna um de nossos atletas”, ressaltou Sandro Melo.

No dia 02 de maio, quando também será comemorado o aniversário do professor Sandro Melo, atletas e instrutores se reunirão em um “aulão” e participarão de uma Missa de Ação de Graças – todos devidamente “uniformizados” com seus quimonos – pelos 15 anos do clube.