Categorias: Maceió

‘Food trucks’ provocam polêmica entre moradores da Ponta Verde

Alagoas24horas/Arquivo

Trailers perfilados na Silvio Viana. À noite, moradores têm dificuldade de acesso

Fenômeno mundial, os “food trucks” se tornaram uma oportunidade de negócio aliada à alta gastronomia. Em Maceió, a gastronomia de rua vem ganhando adeptos e gerando críticas, pela ausência de disciplinamento. Os trailers de alimentação passaram a se concentrar na Avenida Sílvio Vianna, na Ponta Verde. Lá, você encontra o melhor da gastronomia nacional e internacional e o point vem atraindo locais e turistas.

O sucesso, no entanto, não tem se repetido junto aos moradores da região. As queixas se multiplicam e dizem respeito, sobretudo, à ocupação irregular do solo, dificuldade de estacionamento e acesso aos prédios instalados no entorno do trecho ocupado pelos food trucks.

O impasse se avolumou na alta temporada. A ‘praça de alimentação’ começa a funcionar a partir das 18 horas e a partir desse horário os moradores têm dificuldade de circulação.

Segundo a Prefeitura de Maceió, não existe legislação específica para disciplinar os food trucks. Atualmente, a fiscalização se restringe à vigilância sanitária, que avalia as condições dos alimentos comercializados. Já a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) ainda está estudando uma forma de regularizar a atividade na capital.

Enquanto a regulamentação não sai, a briga com os moradores do metro quadrado mais caro da cidade prossegue. Em entrevista ao Alagoas24horas, um morador da avenida disse que o número de comerciantes aumenta de forma descontrolada e que eles começam a ocupar o local nas primeiras horas da manhã, ampliando o horário de transtorno.