Onze embarcações foram apreendidas e R$ 13.800,00 aplicados em multas.
A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) divulgou na manhã desta sexta-feira (24), o balanço da Operação Verão realizada entre os dias 13 de dezembro do ano passado e 15 de março deste ano. A fiscalização do Tráfego Aquaviário resultou em 156 notificações de embarcações, destas 46 se tornaram autos de infração e um total de 4.020 embarcações fiscalizadas. Onze embarcações foram apreendidas e R$ 13.800,00 aplicados em multas.
Ainda segundo a Capitania, os números correspondem a índices menores do que no ano passado (2013/2014), onde 3.717 embarcações foram fiscalizadas e o número de notificações e apreensões foram 64% e 63% respectivamente menores.
A fiscalização foi intensificada em áreas de maior concentração de embarcações no litoral de Alagoas, sendo dada maior ênfase nas Inspeções Navais (IN) nos locais de maior tráfego de embarcações, como as praias localizadas nos municípios de: Maragogi, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro, bem como nas águas do rio São Francisco que fluem em Alagoas, e teve como objetivo minimizar as ocorrências de acidentes no litoral, rios e lagos, por meio de ações de Inspeção Naval, Desta forma, foi possível dar maior visibilidade às ações de presença e, também, aumentar no número de embarcações fiscalizadas.
Com o fim da Operação Verão, a Capitania dos Portos e sua Agência Fluvial em Penedo dão início à Operação “Quatro Estações” – Outono/2014, que dura entre 16 de março e 22 de junho, com ações de fiscalização por terra e mar, nas áreas de maior concentração de embarcações.
Ao identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário todo cidadão deve comunicar o fato à Organização Militar da Marinha do Brasil mais próxima, para averiguação e adoção das medidas cabíveis ou entrar em contato diretamente com Capitania dos Portos de Alagoas através do telefone (82) 3215-5800.