O Centro de Referência Esportiva de Alagoas será lançado na próxima semana, nos dois polos de atuação do projeto, que é realizado pela ONG O Consolador – Casa dos Amarelinhos. Em Maceió, sede do Polo I, a cerimônia acontece na segunda-feira, 30, às 9h. E em Pilar, Polo II, a inauguração será no dia seguinte no mesmo horário. São esperadas lideranças comunitárias, empresariais, políticas e esportivas.
Centro de Referência Esportiva de Alagoas será lançado na próxima semana
Também estarão presentes representantes da Petrobras, que é a patrocinadora do projeto, e do Instituto Esporte Educação (IEE). Este será o sétimo Centro de Referência Esportiva inaugurado, que é parte do Programa Petrobras Socioambiental. Lançado em 2010, em alinhamento com a Política Nacional do Esporte, o programa visa apoiar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuir para a democratização do acesso a práticas desportivas. Os outros Centros de Referência Esportiva estão instalados em Manaus (AM), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
O Centro oferece um espaço de construção, implementação e disseminação de metodologias e práticas esportivas educacionais, que reconhecem o esporte como um fator de desenvolvimento humano e transformação social. Em Alagoas 737 crianças recebem gratuitamente aulas de diversas modalidades esportivas e culturais. Ao todo são 11 opções, como judô, taekwondo, futsal, natação, boxe, ciclismo e reforço escolar.
Além das aulas nos Polos I e II, o Centro é responsável pala formação da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, metodologia utilizada nas aulas ministradas dentro da instituição. Ao todo 7.560 crianças serão abraçadas em 10 municípios alagoanos por meio de 120 professores e gestores capacitados peloIEE, cabendo ao Consolador o acompanhamento e orientação da metodologia.
Desde 1941, a O Consolador atua na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Alagoas, e ao logo da sua história, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas. Conhecida também como Casa dos Amarelinhos, a ONG foi criada pelo casal Pedrosa e Elizalva, no intuito de oferecer um ambiente de amor e cidadania atrelados ao esporte, educação e qualificação profissional.
O Programa Socioambiental da Petrobras, consolida a posição da Companhia como a maior incentivadora do esporte nacional, contribuindo para a formação de novas gerações de brasileiros que valorizem atributos como disciplina, ética e superação de desafios. E, principalmente, para transformar o esporte numa ferramenta para promover a inserção social de norte a sul do país.