Categorias: Economia

Receita Federal já recebeu 52 mil declarações do imposto de renda em AL

Este número representa 23,6% do total esperado

A estimativa da Delegacia da Receita em Maceió é que, neste ano, 220 mil alagoanos entreguem a declaração até as 24 horas do dia 30 de abril, prazo em que será encerrada a recepção do documento sem o pagamento de multa.

Além do pagamento de multa, que pode variar de 1 a 20% do imposto devido, o contribuinte que deixar de prestar contas com o fisco federal terá o seu CPF suspenso. Nessa situação, não poderá  fazer concurso público, tomar empréstimo bancário, receber aposentadoria oficial, entre outras consequências.

Dados Nacionais

A Secretaria da Receita Federal informou que foram recebidas 6.152.563 declarações do Imposto de Renda até as 17h de ontem (30). A temporada do IR 2015 começou em março e se estende até o dia 30 de abril. São esperadas 27,5 milhões de declarações em 2015.

Os programas para fazer a declaração estarão disponíveis para download na página da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela.

Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.