O anúncio foi realizado pelo tenente-coronel Sampaio, na manhã desta quarta-feira, dia 1º, durante coletiva realizada no Quartel Geral da PM, no Centro de Maceió. Na ocasião, o comando da PM reuniu os dirigentes das torcidas e a imprensa para apresentar como será a distribuição dos militares durante o clássico CRB e CSA, marcado para o próximo domingo (5).
Serão destinados 283 militares para a segurança no Estádio e em toda Maceió. De acordo com tenente Veloso, para auxiliar a segurança dos torcedores serão utilizadas 24 câmeras de videomonitoramento, sendo 20 fixas e quatro móveis.
“Esperamos um número total de 17 mil torcedores e para isso montamos um esquema de proteção para que vão assistir o espetáculo. Para isso as duas maiores torcidas (Comando Vermelho e Mancha Azul) serão escoltadas de pontos diferentes das cidades, inclusive, a torcida do CRB será a última a sair”, assegurou.
De acordo com o oficial, quem provoca a violência e “dá problemas à polícia” são os membros das torcidas organizadas. “Ainda não houve punição para os dirigentes das torcidas em Alagoas, mas temos exemplos em São Paulo e outros Estados que vem punindo. O juizado do torcedor nos garantiu que podemos inclusive proibir a entrada de pessoas com camisas das torcidas”, destacou.
Os torcedores poderão entrar no Estádio Rei Pelé vestidos com as camisas de suas entidades filiadas, segundo o tenente Veloso, com um documento de identificação com foto e a carteira de filiação a entidade organizadora da torcida. Ele garantiu ainda que serão permitidos a entrada de duas bandeiras com mastro, porém, que elas estejam com identificação do portador, como nome e CPF.
“Iremos garantir a paz, dentro e fora do campo. É apenas um jogo, todo ano ocorrerá os campeonatos, agora aviso que nós teremos homens velados, ou seja, militares sem farda do serviço de inteligência para identificar quem são cada uma das torcidas e responsabilidade dos seus dirigentes, pois eles são os verdadeiros”, assegurou o tenente coronel Sampaio.