A partir desta quarta-feira (08), duas equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitarão as maternidades da capital para vacinar os recém-nascidos com as vacinas BCG e contra hepatite B. Diariamente serão visitadas as maternidades das unidades hospitalares Arthur Ramos, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Santa Mônica, Santo Antônio, Hospital do Açúcar, Nossa Senhora da Guia, Unimed, Nossa Senhora de Fátima e Hospital Universitário. A iniciativa atende uma orientação do Ministério da Saúde no que diz respeito aos cuidados com a saúde da criança.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Raquel Amorim, a iniciativa tem o objetivo de otimizar a aplicação das vacinas enquanto o fornecimento não é regularizado pelo Ministério da Saúde. Para atender a demanda mensal, Maceió utiliza cerca de 22 mil doses do imunobiológico.
A vacina BCG é aplicada em dose única dada no primeiro mês depois de nascimento, em bebês com mais de 2 kg, contra as formas mais graves de tuberculose. Já a primeira dose da vacina contra a Hepatite B deve ser dada, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida, na maternidade, ou então logo depois da alta.