Livro, que já está nas livrarias, sai pela coleção Pensar Alagoas e traz aspectos provincianos da capital no início do século 20
Já está na livrarias a obra Maceió de outrora (volume 1), de Félix Lima Júnior, que a Imprensa Oficial Graciliano Ramos reeditou pela coleção Pensar Alagoas. O livro traz prefácio inédito da professora e pesquisadora Rachel Rocha e a apresentação original da primeira edição, do escritor e folclorista Théo Brandão, de 1959. A obra está sendo vendida por R$ 20.
O livro é dividido em duas partes: Os costumes, a etiqueta e a moda e Paisagens e aspectos da cidade. A primeira parte traz temas como melindrosas e almofadinhas, comes e bebes, a pesca do sururu e como se vestiam e se enfeitavam moças e senhoras. Já a segunda parte resgata a paisagem de Maceió (hoje, boa parte já desaparecida), como o mercado de flores, o relógio oficial, Rua do Comércio, o coqueiro Gogó da Ema, trapiches, pontes e outros.
Outro aspecto importante revelado pelo livro é a presença da dança na cidade, como ressalta a prefaciadora desta edição, a pesquisadora e escritora Rachel Rocha: “A existência de professores de música e de dança na pequena Maceió deixa para o leitor a forte impressão de que a dança era uma importante forma de lazer e de convivialidade na pequena capital alagoana, lazer que atravessa as classes sociais, sendo prática observada em muitos ambientes”.
Coleção Pensar Alagoas
O livro, que teve sua primeira edição em 1976, sai pela coleção Pensar Alagoas, cuja proposta é reeditar obras que tratam de refletir sobre Alagoas, em diferentes áreas do conhecimento. Entre seus títulos estão Dom Pedro e dona Teresa Cristina nas Alagoas (Abelardo Duarte), Maceió – a cidade restinga (Ivan Fernandes Lima), Vade-mecuum do turista em Alagoas (Moreno Brandão), Box Delmiro Gouveia (Tadeu Rocha e e História do futebol alagoano: arquivos implacáveis (Lauthenay Perdigão), entre outros.
SERVIÇO
Maceió de outrora (Félix Lima Júnior)
Preço do livro: R$ 20
Onde encontrar: nos pontos de venda da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (ver no site www.imprensaoficial.al)
Mais informações: 3315.8303