Na próxima sexta-feira (17), a população de Maceió terá a segunda oportunidade de colaborar com a construção do orçamento do município para o ano de 2016. A segunda audiência pública para a construção do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) acontece das 9h às 13h no auditório da Escola Municipal de Governo (Emgesp), que fica na Rua Pedro Monteiro, no Centro (mesmo prédio da Procuradoria Geral do Município).
As audiências são coordenadas pela Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla). O primeiro encontro aconteceu na última segunda-feira (13), no auditório da Casa da Indústria, no Farol, e contou com a participação de líderes comunitários, que levaram as necessidades e propostas de melhorias aos bairros.
As audiências públicas objetivam ouvir a população para definição das metas e prioridades do Poder Executivo Municipal para 2016, em conformidade com o PPA 2014-2017, Lei nº 6.291 de 23 de novembro de 2013. Com base na opinião e sugestão do maceioense a Prefeitura vai planejar e apontar o que será prioridade no ano de 2016.
Manoel Messias, secretário de Planejamento. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Na avaliação do titular da Sempla, Manoel Messias, as audiências públicas têm refletido positivamente nas ações da gestão, visto que fortalecem a comunicação com a população, além de demonstrarem a capacidade democrática que o prefeito Rui Palmeira vem imprimindo na chefia do Executivo Municipal. O secretário destacou, ainda, a importância da participação dos maceioenses com a proposição de ações que sejam viáveis ao município, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.
“As audiências são equipamentos que legitimam as ações do poder público. Desde o início da gestão, estamos fortalecendo esses canais de comunicação e o governo municipal tem participado ativamente dentro das comunidades, ouvindo os anseios e desejos da população. Audiências como esta nos permitem coletar informações sobre aquilo que de fato interfere na vida do cidadão e que, por esse razão, o poder público não pode deixar de consultar e considerar”, comentou Messias.
Jailton Nicácio, diretor das regiões administrativas de Maceió na Sempla, explicou que após as audiências, as sugestões coletadas serão submetidas aos técnicos setoriais da Secretaria, que deverão fazer as análises e posteriormente será iniciada a elaboração do Projeto. “Todas as sugestões serão analisadas e, de acordo com a viabilidade técnica e econômica, elas deverão ser transformadas no PLDO, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores de Maceió no dia 15 de maio. É importante essa participação da população, pois só iremos melhorar a nossa cidade se cada um se conscientizar de seu papel, seja como cidadão, seja como gestor”, disse.
Secom Maceió