Categorias: Mundo

Facebook vai privilegiar conteúdo de amigos em vez de posts de páginas

Rede social mudou exibição de publicação no 'feed de notícias' de usuários. Empresa admite que isso pode impactar distribuição de páginas.

Robert Galbraith / Reuters

Brasil pediu dados de 857 usuários do Facebook, diz relatório

O Facebook anunciou nesta terça-feira (21) alterações que vão privilegiar a exibição de publicações de amigos em vez do conteúdo de páginas na rede social.

As mudanças ocorrem, segundo a empresa, após uma pesquisa realizada com usuários. Eles tiveram de qualificar o conteúdo que recebiam em seus “feed de notícias”. Com base nas respostas, a rede social começou a implantar três alterações.

A primeira consiste em mostrar mais publicações de uma mesma fonte, seja de um amigo ou de uma página. A regra até agora era limitar ao máximo os posts de um único usuário presentes no “feed de notícias”. A diretriz foi relaxada, informa a rede social, para aumentar a quantidade de informação presente nas páginas de pessoas que possuem poucos amigos ou não seguem tantas páginas.

Outra das mudanças pretende, informa o Facebook, “garantir que o conteúdo postado diretamente pelos amigos com quem você se importa, como fotos, vídeos, atualizações de status ou links, terão posição mais elevada no feed de notícias para que seja menos provável que os usuários não as vejam”

A terceira modificação fará com que publicações “curtidas” pelos amigos de um usuário do Facebook sejam mostradas a ele em posições menos elevadas em seu feed de notícias.

A empresa de Mark Zuckerberg afirma que “conteúdo de mídia é parte da experiência para as pessoas no Facebook” e diz estar “comprometida em ajudar os publicadores a encontrar a audiência certa para seu conteúdo”. No entanto, admite que as alterações podem afetar a audiência de páginas que publicam parte de seu conteúdo no Facebook.

“O impacto dessas mudanças na distribuição de suas páginas irá variar consideravelmente dependendo da composição da sua audiência e da posição da sua atividade. Em alguns casos, o alcance de um post e do tráfico referente a ele pode declinar potencialmente”, afirmam Max Eulestein, gerente de produto, e Lauren Scissors, pesquisador de experiência de usuário do Facebook, em comunicado conjunto.

“O tráfego para publicadores de mídia a partir do Facebook mais do que dobrou em 18 meses”, afirmam. “Nós precisamos dar o mix certo de atualizações de amigos e figuras públicas, publicadores, negócios e organizações locais com quem você está conectado.”