Roberto de Menezes atuou no clube da década de 70. Prefeitura quer reformar outras 20 quadras.
A Prefeitura de Maceió inaugurou na manhã desta segunda-feira (27) mais uma quadra poliesportiva na Praça Roberto Menezes, no Stella Maris. O espaço é parte de uma série de reformas que contemplam 20 novas quadras na cidade de Maceió, e que homenageia o ex-meio-campista Roberto de Menezes – ídolo do CRB na década de 70.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), os investimentos foram de R$ 55 mil oriundos de recursos próprios obtidos pela Prefeitura. A quadra tem 384 metros quadrados e permanecia em situação de abandono, mesmo assim, jovens da periferia utilizavam para a prática esportiva. “Essa é uma das várias quadras que vamos entregar. Na próxima semana estaremos no Vergel… Tem ainda o Jacintinho e a Grota do Rafael”, diz o prefeito.
Para a diretora Rosângela Correia, adjunta da Escola Estadual Théo Brandão, situada no Conjunto Santo Eduardo, a reforma da quadra veio em boa hora. “Esta é uma ótima opção de lazer para os estudantes quando saem da escola. Eles comumente vêm aqui para jogar e isso é muito bom porque evita que fiquem em contato com o mundo das drogas”, confessa.
O nome da quadra homenageia a mesma pessoa que dá nome à praça, o ex-meio-campista Roberto de Menezes, que atuou pelo CRB na década de 70 e no final de carreira ainda jogou pelo CSA. “Fiquei sabendo pelos meus familiares que ele foi um craque, não o vi jogar, mas a homenagem é mais do que justa”, garante Rui Palmeira que é também torcedor do CRB.
Além da quadra, o prefeito informa que a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realiza um levantamento para auxiliar a praça em um futuro projeto de revitalização do espaço. Na região, 61 novas luminárias já foram instaladas segundo a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação (Sima).
Roberto de Menezes
O jogador alagoano foi considerado um meio-campista de classe, responsável por armar as jogadas. Com um estilo refinado, o atleta rapidamente conquistou a torcida do Galo da Praia.
Roberto alcançou o auge em 1972, quando competiu no Campeonato Brasileiro. Na época, o atleta disputou o troféu de melhor jogador da posição com o ex-volante do Cruzeiro, Wilson Piazza, mas acabou perdendo junto com a eliminação do CRB da competição.
Além de jogador, o atleta também era engenheiro e funcionário público. Roberto faleceu em 30 de agosto de 2003 aos 55 anos.