Membros do Conselho Superior da Defensoria Pública escolheram três dos cinco defensores públicos que se inscreveram para o cargo
O Defensor Público Geral do Estado e Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado, tem 48 horas para escolher um defensor público que está na lista tríplice formada pelo Conselho, na tarde de hoje, durante eleição para cargo de Corregedor Geral da Defensoria Pública. A votação aconteceu na sede da instituição, na Avenida Fernandes Lima.
Eduardo Antônio de Campos Lopes, André Chalub Lima e Taiana Grave de Carvalho foram eleitos pelos membros do Conselho e formam a lista tríplice que será submetida ao Defensor Geral para escolha do defensor que ficará à frente da Corregedoria Geral da Defensoria Pública, no biênio 2015/2017.
Nesta eleição, concorreram ao cargo os defensores André Chalub Lima, Eduardo Antônio de Campos Lopes, Luciana Martins de Faro, Poliana de Andrade Souza e Taiana Grave de Carvalho. André Chalub e Eduardo Lopes obtiveram cinco votos e Taiana Grave obteve quatro votos. As demais candidatas não foram votadas.
Eleição
De acordo com as regras da eleição, cada membro do Conselho Superior exerceu voto aberto e plurinominal, podendo votar em até 3 candidatos. Os três mais votados serão proclamados em uma lista, em ordem decrescente de votos, em que o Presidente do Conselho Superior terá o prazo de 48 horas para escolha e nomeação do novo Corregedor Geral, para o mandato de 2 anos.
O corregedor geral tem como função orientar e fiscalizar a atividade funcional e a conduta pública dos Defensores Públicos e dos servidores da Defensoria Pública, quanto à prestação de um atendimento de qualidade e ao cumprimento das obrigações funcionais previstas na Lei Orgânica instituição. Atualmente a função é exercida pela defensora Daniely Lima de Soares Melro.