Categorias: Futebol

Com reprise da final de 2014, CRB tenta evitar nova festa do Interior

Para evitar que o título fique no Interior novamente, o Galo da Pajuçara terá de vencer por qualquer placar

Ascom CRB

Ascom CRB

O futebol brasileiro conhecerá, nesta quarta-feira, seu 16º campeão estadual –clique aqui e confira os 15 outros campeões. Depois de disputarem a final de 2014, CRB e Coruripe disputam a taça do Campeonato Alagoano, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Para evitar que o título fique no Interior novamente, o Galo da Pajuçara terá de vencer por qualquer placar. Na ida, os dois times empataram, por 1 a 1. Se quiser conquistar o bicampeonato, o Hulk também terá de vencer. E fora de casa ainda por cima.

Diferentemente da maioria dos estaduais, na final do Alagoano não há vantagem de empate para o clube de melhor campanha, no caso o CRB. A única vantagem dos regatianos é o fato de decidir em casa. Caso haja novo empate, o jogo terá prorrogação e, persistindo igualdade, irá aos pênaltis.

Esta será a quarta final consecutiva do Galo, que tenta diminuir sua desvantagem de títulos para o arquirrival CSA, eliminado na semifinal pelo Coruripe. O time regatiano é o segundo maior vencedor do Estado, com 27 taças. São dez a menos que o Azulão. O Hulk, por sua vez, tenta se consolidar como nova força do Interior, mesmo com apenas 12 anos de fundação (2003). O time alviverde tem três títulos e já começa a incomodar no ASA, hoje terceira força do Alagoas, com sete títulos.

CAMPANHAS

O fato curioso é que os dois finalistas são justamente os dois times que não disputaram a primeira fase do Alagoano, a Copa Alagoas, porque estavam na Copa do Nordeste. Eliminados na fase de grupos do torneio regional, CRB e Coruripe focaram no Alagoano a partir da Copa Maceió, quando foram integrados ao Estadual juntamente com os demais clubes.

Tanto o Galo como o Hulk acabaram como segundos colocados de seus grupos. Mesmo assim, desbancaram os líderes. O time regatiano superou o então favorito ASA, do técnico Vica, que chegara invicto nas semifinais. Nos dois embates contra o Alvinegro, o CRB venceu na ida, por 2 a 0, em casa, e perdeu a volta, por 2 a 1, em Arapiraca.

Na outra semifinal, o Coruripe foi ainda mais surpreende. O pequeno time da cidade de mesmo nome, com apenas 52 mil habitantes, eliminou o tradicional CSA, maior campeão do Estado. Sob o comando do técnico Lorival Santos, que está roubando a cena no certame, o Hulk venceu os dois jogos. No primeiro, ganhou por 1 a 0, em casa, e no segundo calou o Rei Pelé, com um 2 a 1.

VAGAS DEFINIDAS

Independente de quem for campeão, os dois finalistas já têm o que comemorar. Ambos já estão garantidos na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2016, por terem feito as duas melhores campanhas do Alagoano. O Coruripe ainda ficou com a vaga do Estado na Série D do Brasileiro, já que o CRB está garantido na Série B. O ASA ainda ficou com a terceira vaga alagoano na Copa do Brasil.