Categorias: Futebol

Marquinhos marca, Avaí arranca empate, e Santos prolonga ‘maldição’ das estreias

(Foto: ESPN/Divulgação)

Não foi desta vez que o Santos conseguiu quebrar uma pequena ‘maldição’ nas estreias do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe paulista até saiu na frente, mas cedeu o empate em 1 a 1 ao Avaí no estádio da Ressacada, em jogo válido pela primeira rodada da Série A. Robinho fez para a equipe paulista, enquanto o ídolo Marquinhos deixou tudo igual para os catarinenses.

Pelo décimo ano consecutivo, o time paulista não consegue vencer na estreia da primeira divisão nacional. O último triunfo em tal situação ocorreu em 2005, quando o clube superou o Paysandu no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, em duelo com portões fechados.

Além disso, o jejum poderia ter sido prolongado com uma derrota, se não fossem duas chances inacreditáveis perdidas pelo time da casa na segunda etapa. A primeira foi com Anderson Lopes, que, sem marcação, bateu por cima do gol defendido por Vladimir. A outra, já no fim da partida, do zagueiro Jeci, que não conseguiu completar dentro da pequena área para as redes.

No jogo, Robinho abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, quando recebeu passe de Victor Ferraz e chutou firme para abrir o placar. Os mandantes empataram aos 18 minutos da etapa complementar, quando Marquinhos – que teve passagem pelo clube alvinegro em 2010 – cobrou falta, e Vladimir não conseguiu espalmar.

O Santos volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Maringá pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil – na ida, as duas equipes ficaram no 2 a 2. No mesmo dia, pela mesma competição, o time catarinense enfrenta o arquirrival Figueirense, com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.

Pelo Brasileiro, o Avaí enfrentará o Internacional no Beira-Rio, no domingo (17/05). Na mesma data, o Santos estreará na Série A frente a sua torcida, quando receberá o Cruzeiro.

O jogo

Encorajado pela vitória na última quarta, em cima do arquirrival Figueirense, o Avaí começou a partida como todo mandante deve fazer: buscando a marcação sob pressão e tomando a iniciativa. Desta forma, por pouco não chegou ao gol aos 3 minutos com Marquinhos, ex-Santos. O camisa 10 acertou um belo chute de fora da área e viu a bola explodir no travessão.

Apesar do susto, rapidamente o time paulista fez prevalecer a superioridade técnica e passou a ficar mais tempo com a bola.

Ricardo Oliveira teve duas chances de abrir o placar. Primeiro depois de jogada individual de Geuvânio, pela direita, que o centroavante não conseguiu finalizar. Na segunda, o camisa 9 aproveitou a ‘linha burra’ na zaga e ficou em condição de chutar, porém, pegou mal na bola.

A partida teve uma queda de rendimento após os 15 minutos em função dos muitos erros de passes das duas equipes. Os goleiros eram apenas espectadores até os 26 minutos, quando Robinho resolveu pôr fogo no jogo.