Categorias: Política

Troca-troca: Conceição Tavares reassume após nova decisão judicial

Alagoas em Tempo Real

Prefeita Conceição Tavares

A prefeita Conceição Tavares (DEM) está de volta à chefia do Executivo de Traipu, cidade do Sertão Alagoano. Uma nova determinação judicial, do desembargador Fernando Tourinho, suspendeu os efeitos da sessão de cassação do seu mandato e também a posse do vice-prefeito Erasmo Dias, no cargo de prefeito. O afastamento de Conceição Tavares ocorreu no último dia 30 de abril.

O mandado de segurança em favor de Tavares saiu no mesmo dia que o então prefeito Erasmo Dias decretou situação de emergencial e de anormalidade no âmbito municipal de Traipu. O decreto previa a suspensão dos contratos administrativos e procedimentos licitatórios em desacordo com a legislação. Os secretários municipais deveriam realizar um relatório sobre a situação de cada pasta, que deveria ser remetido ao prefeito até 15 de maio. O decreto, no entanto, perde a sua validade com a mudança do mandatário.

A briga política entre Conceição Tavares e Erasmo Dias teve início ainda no começo do mandato. Em uma das vezes em que foi afastada do cargo, a prefeita foi acusada de ‘abandonar’ o Executivo para fazer uma viagem internacional.

Com população superior a 25 mil habitantes, a cidade de Traipu vive há anos clima de instabilidade política. O ex-prefeito, Marcos Santos, foi afastado e preso por corrupção.