Categorias: Meio Ambiente

IMA proíbe bombeamento de água para o mar até análise de amostra coletada

Órgão fez a coleta do material administrado por uma construtora e resultado sairá em até quatro dias.

João Urtiga/Alagoas24horas

Técnicos do IMA realizaram coleta no local

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciou na manhã desta quarta-feira (13) a inspeção da tubulação encontrada na praia de Pajuçara. Durante o final de semana, fotos do local foram feitas e acabaram ganhando repercussão nas redes sociais. Assim, o órgão quer averiguar a denúncia de uma possível ligação de esgoto clandestina.

Após inspecionar a mangueira, a equipe do IMA foi até uma construção da empresa AGM Geotécnica que mantém a estrutura. Lá, eles coletaram amostras do solo e subsolo para realizar a análise. O prazo para identificar o tipo de material colhido é de até quatro dias.

Os diretores da obra acompanharam o trabalho de coleta. Eles apresentaram ainda uma autorização da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) emitida em 2013 que libera o funcionamento.

“Eles apresentaram uma autorização da SMCCU e da SEMPMA, então precisamos analisar com o nosso setor jurídico para avaliar essa solicitação. Mas, mesmo assim, comunicamos que a empresa não pode ligar a bomba”, disse Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

De acordo com o coordenador, a Sempma, em princípio, não poderia ter permitido nenhuma tubulação que lançasse qualquer tipo de dejetos no mar, mesmo que fosse água. “Até porque a água barrenta entra com uma coloração no mar e tudo esteticamente fica feio. Quando o turista passa e vê acaba desconfiando”, diz o coordenador.

Enquanto isso o bombeamento está parado e as punições devem ser analisadas pelo departamento jurídico. “Antigamente aqui nesse terreno funcionava um posto de gasolina, então podemos constatar um agravamento dos resíduos lançados no mar”, diz o coordenador.