A exposição faz parte da 13ª Semana de Museus, que está sendo comemorada em todo o mundo até o dia 18 deste mês, focada no tema: “Museus para uma sociedade sustentável”. As fotos do 4º Salão de Fotografia correlacionam-se com a sociedade sustentável e os recursos planetários, naturais ou não, respeitando os sistemas biológicos e o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas.
Para a presidente da Funchalita, Solange Chalita Lages, a exposição é uma oportunidade que os fotógrafos alagoanos têm para mostrar seu trabalho aos habitantes de Maceió e aos turistas em visita a capital no período de realização do evento. “A obra de arte só se completa pelo olhar do outro! Então, acredito que o Salão de Fotografia proporciona esse compartilhamento com a sociedade”, disse a presidente.
O Salão de Fotografia foi inaugurado na terça-feira à noite com a presença dos expositores, dos integrantes da comissão julgadora responsável pela escolha das cinco melhores fotos, a diretoria da Funchalita, convidados e visitantes. Entre os presentes, o promotor de justiça aposentado Carlos Méro, que parabenizou a poetisa, ensaísta e crítica literária Solange Chalita pela realização da mostra.
A repórter-fotográfica e expositora Carla Osório Cleto, que participa da mostra com três obras retratando o ritual da Tribo Kariri Xocó, de Porto Real do Colégio, Região do Baixo São Francisco, também enalteceu os idealizadores do evento pela organização do salão e a oportunidade que é dada aos fotógrafos alagoanos de participar de uma exposição focada em uma sociedade sustentável.