Evento comemora o Dia Internacional de Museus e nove anos de criação do Mupa
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), que completa nove anos de existência este ano, participa, de 18 a 24 de maio, da 13ª Semana Nacional de Museus, que comemora o Dia Internacional de Museus. O projeto, que este ano tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa difundir as ações dos equipamentos culturais e aumentar o fluxo de visitação.
Na programação especial, o equipamento da Secretaria de Estado da Cultura recebe exposições, palestras e visitas guiadas.
Na próxima segunda-feira (18), às 17h, o Museu Palácio dará início às atividades da 13ª Semana com a exposição intitulada ‘Um minuto de silêncio para a natureza’. A mostra reunirá 15 obras da artista plástica alagoana Julyane Ventura, que retratam a natureza nas suas diferentes formas. A exposição permanece para visitação até o dia 12 de junho.
Para comemorar os nove anos de criação do Mupa, a abertura do evento contará com a apresentação artística de voz e violão com Fábio Xavier e Marcelo Júnior.
Na quarta-feira (20), a coordenadora do Cine Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Mirela Cavalcante, ministrará a palestra ‘A sociedade sustentável’.
Durante a Semana do Museu, o espaço cultural receberá visitações guiadas, de 09h às 16h, com turmas de escolas públicas e privadas de Alagoas.
“O evento traz uma temática importante e muito atual. O Museu Palácio desenvolverá, neste período, atividades especiais no sentido de inovar, conscientizar e construir uma comunidade mais solidária e criativa”, destacou a secretária Mellina Freitas.
O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Mais informações: 3315-7874
Semana de Museus
Durante a 13ª Semana de Museus serão realizados 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros. Exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras estão entre as atividades programadas. Este ano, a ação terá participação recorde de instituições, envolvendo 1378 museus e outros centros culturais.
O tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.
Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus na construção da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.