A quatro dias do encerramento da campanha, apenas 36% dos alagoanos se vacinaram; apesar do índice, Estado tem o melhor resultado do Nordeste
Faltando apenas quatro dias para o término da campanha de vacinação contra a Influenza, apenas 36% dos alagoanos – meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde – se vacinaram contra a gripe. Os números não são animadores no Nordeste, ainda assim, Alagoas tem um dos melhores resultados da região.
Denise Castro, gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, alerta para a importância da vacina. “Com a população imunizada, podemos prevenir uma série de complicações decorrentes da gripe. Pesquisas e estudos recentes apontam que o número de internações reduziu consideravelmente após as campanhas”, destacou.
O público alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, e adultos com 60 anos ou mais. A meta também engloba gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas privadas de liberdade, e funcionários do sistema prisional.
Locais
A gerência estadual de imunização alerta ainda que a população pode procurar as unidades básicas de saúde, na capital e no interior, para receber a vacina. E que shoppings e supermercados continuam oferecendo as doses até o fim da campanha, que segue até esta sexta-feira (22).
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população, o que representa um quantitativo de 640.516 pessoas, apenas em Alagoas. Essa é a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Brasil, cujo slogan é: Contra a gripe, seu escudo é a vacinação.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até o mês agosto.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira mostram que até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros. O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas.